Com ponto facultativo nesta segunda-feira, confira o que abre e fecha no Dia da Independência

Presente dia dos pais
Valentin Manieri

Comércio está autorizado a funcionar e transporte público oferece frota intermediária

Nessa terça-feira, 7 de setembro, é feriado nacional em comemoração ao Dia da Independência, entretanto o comércio da Capital poderá funcionar normalmente. Inclusive, segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o transporte público deve trabalhar com uma frota intermediária, para atender este público.

Mas, de acordo com a cláusula 29 da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindivarejo CG (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande), a Fecomércio-MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio, somente as empresas que informaram por escrito e com antecedência mínima de cinco dias do feriado a intenção de abertura.

Inclusive, o Pátio Central também estará com as portas abertas das 9 às 17h. Os shoppings também funcionarão normalmente no feriado. O Bosque dos Ipês alterou até o horário de funcionamento deste domingo (5), que, diferente dos demais, vai funcionar das 11 às 22h, assim como no feriado. Os demais, Campo Grande e Norte Sul, no dia 7 irão abrir das 10h às 22h.

Conforme a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os supermercados devem atender nesse dia 7 de setembro e, como compensação, concedem folga aos funcionários ou o pagamento do dia ocorre em dobro.

Já para os servidores públicos será um feriadão, tendo em vista que tanto o município de Campo Grande quanto o governo do Estado decretaram ponto facultativo nesta segunda-feira (6) e as atividades serão retomadas na próxima quarta-feira (8), com exceção dos servidores que trabalham nas atividades consideradas essenciais, como saúde e segurança pública.

Na Capital, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) estarão fechadas. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionarão normalmente e ficarão abertos 24 horas.

Em relação às delegacias, apenas as Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol e do Centro e a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) funcionarão para registro de ocorrências. As especializadas estarão fechadas.

O Hemosul Coordenador, da Avenida Fernando Corrêa da Costa, e as unidades do interior abrirão nesta segunda-feira, mesmo sendo ponto facultativo, mas estarão fechados no feriado. O horário de funcionamento de cada unidade está disponível no site do Hemosul.

Rafaela Alves

Veja mais notícias no Jornal Impresso.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.