Com nova variante, Ministério Público cobra fiscalização dos shoppings da Capital

Divulgação/MPMS
Divulgação/MPMS

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou nos últimos dias o Inquérito Civil com a finalidade de apurar se o Poder Público de Campo Grande está fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas como condição de funcionamento dos Shoppings Campo Grande, Norte Sul, Bosque dos Ipês e Pátio Central. Além disso, é cobrado cuidado por conta da variante Ômicron.

O inquérito pretende apurar se foram sanadas pelos shoppings da Capital as irregularidades apontadas nos relatórios de vistoria técnica, referentes às vistorias realizadas pela 32ª Promotoria de Justiça no segundo semestre de 2021. As fiscalizações tiveram início em 2020 e, desde então, estão sendo efetuadas.

No documento, a Promotora de Justiça da Saúde Pública Filomena Aparecida Depolito Fluminhan afirma que o avanço da cobertura vacinal contra a COVID-19 fez com que a Capital alcançasse a fase mais branda, após o colapso da rede pública de saúde ocorrido no período de março a maio de 2021.

Diante da situação, foi determinado providências à Secretaria Municipal de Saúde e à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) em um prazo de 20 dias, a contar do dia três de dezembro (3), data do recebimento dos ofícios expedidos.

A Promotora de Justiça solicitou que fossem adotadas todas as medidas administrativas que dispõe sobre as regras de funcionamento das atividades econômicas e sociais em Regime Especial de Prevenção à COVID-19 no Município de Campo Grande.

Nova variante 

O risco de nova onda da COVID-19, embora possa não resultar elevados números de mortes, segundo divulgações atuais da OMS, pode gerar sobrecarga dos sistemas de saúde, com risco à continuidade do tratamento de outras tantas enfermidades, e consequentes suspensões de serviços eletivos de saúde, já bastante afetados nesta Capital nesses quase dois anos de pandemia.

(Com assessoria)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.