Com apoio do Governo, tradicional Festa da Linguiça movimenta turismo e valoriza cultura em Maracaju

Foto: Saul Schramm/Secom
Foto: Saul Schramm/Secom

Para valorizar cultura e tradição do Estado, o governador Eduardo Riedel participou da abertura da 29ª Festa da Linguiça, em Maracaju. O evento movimenta o turismo, economia e leva solidariedade para quem precisa. Serão três dias de festa com expectativa de atrair 20 mil pessoas.

A festa é realizada pelo Rotary Club de Maracaju, com apoio do Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), que contribuiu com R$ 330 mil na aquisição de estrutura para a festa (tendas, gerador, camarim, palco, som e iluminação) e na contratação dos shows gratuitos.

“Alegria fazer parte de mais uma edição desta festa tão importante ao Estado. Um evento que é feito com muita dedicação e carinho. A linguiça de Maracaju é uma tradição secular do município”, afirmou o governador.

Riedel ponderou que está história tão bonita, também tem um cunho social. “Aqui temos a valorização da cultura e tradição e o que encanta é sua origem, tradição e o que representa na nossa história. Hoje com um evento social, que ajuda em diversos setores. A edição deste ano tem tudo para ser um sucesso”.

O evento começou na sexta-feira (2) e segue até domingo (4). Desde sua primeira edição, em 1994, a festa evoluiu e ampliou sua programação, que hoje inclui shows nacionais, exposições de veículos e implementos agrícolas, parque de diversões e feira de artesanato. A diversidade de atrações atrai visitantes de todo o Brasil e também do exterior, reforçando a importância do evento para o turismo e a cultura local.

O coordenador da festa, Júlio Carlonga, afirmou que mesmo com dificuldades e desafios o evento vai cumprir sua principal missão, que é levar alegria, diversão e filantropia.

“Uma festa com muita música, shows, diversão e ajuda ao próximo. Não conseguiríamos fazer sem os parceiros, entre eles o Governo do Estado, que sempre nos apoiou. Este evento gera 500 empregos diretos, movimenta a economia e gera renda para cidade”, descreveu Carlonga.

Criada para divulgar e valorizar o produto símbolo da cidade, a Festa da Linguiça se consolidou como um dos maiores eventos gastronômicos de Mato Grosso do Sul. Além de celebrar a tradição, a festa também tem caráter beneficente: parte da renda arrecadada é destinada a entidades assistenciais do município.

“Temos que agradecer ao governador que mais uma vez nos ajudou para realizar esta festa, que traz muitos benefícios para a comunidade. A cada ano está melhor e quem ganha com isto é a cidade”, afirmou o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.

A linguiça de Maracaju, criação 100% sul-mato-grossense, tem suas raízes nas famílias colonizadoras da região, vindas do Triângulo Mineiro. A iguaria surgiu como uma forma de conservar cortes nobres de carne, temperados com ingredientes tradicionais e suco de laranja azeda, técnica que passou de geração em geração.

 

Com informações da assessoria de comunicação Governo de MS

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

PIB do Brics segue superior à média mundial e representa 40% da economia global

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *