A campanha de vacinação contra a Influenza foi iniciada em 4 de abril em todo o Brasil, somente em Campo Grande o público alvo estimado é de mais de 100 mil pessoas, entre idosos e trabalhadores da saúde, contudo, até o momento cerca de 14,5 mil doses foram aplicadas. Com a baixa adesão, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) faz apelo para que a população procure os postos de saúde e se vacine.
Dividida em duas etapas, a primeira fase da campanha de imunização segue até o dia 02 de maio destinada exclusivamente para idosos e trabalhadores da saúde, cerca de 158 mil pessoas.
A segunda etapa será iniciada entre os dias 03 de maio e 03 de junho, e contempla crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.
“Mesmo com o plantão de vacinação aos finais de semana, e neste último feriadão, a busca pela vacina ainda está muito abaixo do esperado”, disse o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
A menos de um mês para o fim da campanha, nenhum público alvo bateu a meta de imunização do Ministério da Saúde, que é de 90%. Em 2022, o número de óbitos por Influenza em Campo Grande superou o registrado no período anterior à pandemia de Covid-19, totalizando 29 casos.
“Tivemos uma epidemia atípica entre o final de dezembro e começo de janeiro, algo que nunca tínhamos presenciado, já que os casos de Influenza crescem, normalmente, entre maio e agosto, meses em que as temperaturas são mais amenas”, alerta o secretário.
Dados divulgados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) apontam que dentre os idosos, 13.256 buscaram pela vacina, o que corresponde a 10% do público total.
O número de trabalhadores da saúde imunizados é ainda mais preocupante, em todo município apenas 4,39% do público se vacinou, cerca de 1.306 doses aplicadas até a manhã de hoje (18).
A vacinação segue disponível em todas as unidades de saúde da Capital, das 7h30 às 11h e de 13h às 16h45. Vale ressaltar que os profissionais de saúde que buscam pela vacina devem comprovar vínculo com empresa do ramo ou apresentar documento que comprove ser atuante na área, como o registro em conselho.
Com informações da Sesau.