O Ministério da Economia autorizou a realização de concurso públicos para preenchimento de 1 mil vagas de técnicos do seguro social para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A decisão foi preenchida no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (13).
O prazo para publicação do edital de abertura do certame será de seis meses, contado a partir de hoje. Segundo a portaria, os candidatos devem ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso técnico equivalente.
O provimento dos cargos dependerá de prévia autorização do Ministério da Economia e está condicionado à existência de vagas na data de publicação do edital. Cabe ressaltar, que a oficialização do concurso foi uma “novela” nos últimos meses e existe uma forte expectativa para a publicação.
A responsabilidade pela realização será da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários”, diz ainda a portaria.
O último concurso realizado para o órgão foi realizado em 2015 e ofertou 950 vagas. Na ocasião, o salário para o cargo de técnico era de R$ 4.886,87 com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Também foram ofertadas oportunidades para analista de seguro social, com remuneração de até R$ 7.496,09, incluindo gratificações.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.