Capital amplia vacinação para 55 unidades de saúde

Drive-thru também terá novo horário de funcionamento a partir de hoje (10)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) mudou mais uma vez a estratégia de vacinação contra a COVID-19 para pessoas idosas. Entre as alterações está a ampliação dos postos de saúde que vão fazer a imunização: 37 novas unidades começam a atender a partir de hoje (10). Outra novidade é o horário do drive-thru, que será adiantado, e a dispensa de agendamento para ser atendido na estrutura.

De acordo com a Sesau, para atender a demanda de pessoas que só aumenta, os locais de vacinação serão ampliados para 55. As unidades vão continuar funcionando no período da tarde para imunização, das 13h às 17h, de segunda a sábado, atendendo as faixas etárias já estabelecidas.

Em relação ao drive-thru, que funciona dentro do Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, as mudanças incluem novo horário e atendimento espontâneo. Conforme a Sesau, não será mais necessário fazer agendamento para que a pessoa seja atendida. Além disso, o drive vai funcionar das 7h30 às 17h30, sem intervalo para almoço.

Esse funcionamento em horário especial será realizado de segunda a sexta-feira. No sábado, o drive-thru vai funcionar no horário vespertino para atender as pessoas que não conseguiram ir até o parque na data estipulada.

Mesmo sem agendamento, a prefeitura alerta que a pessoa precisa ter feito o cadastramento prévio na plataforma de identificação do município. Esta estratégia serve para que o atendimento seja mais rápido no local, com a necessidade de o idoso apresentar apenas o documento pessoal. A pasta municipal também destacou que só serão vacinadas as pessoas que estiverem na faixa estabelecida pelo calendário municipal.

O cadastro na plataforma do município também agiliza o atendimento nos postos de saúde da cidade.

Mortes por COVID em 24 horas

Em Mato Grosso do Sul, o coronavírus continua fazendo vítimas. Em apenas 24 horas, foram registradas 29 mortes. Este é o segundo maior índice de vítimas registrado em um dia. É como se fosse registrada 1,2 morte a cada hora. Além disso, 461 pacientes estão internados no Estado conforme os dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O recorde de mortes, com 31 vítimas, foi registrado em 22 de dezembro. Desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul já perdeu 3.053 vidas para a COVID-19. O boletim epidemiológico da SES aponta que mais 1.037 exames deram positivo para a doença ontem (9).

As confirmações da doença somam 166.940 mil casos, sendo que, deste total, 156.787 já estão recuperados. Em relação aos casos ativos, MS possui 7,1 mil pessoas com a doença e em processo de recuperação. De acordo com o levantamento da SES, 6.639 pessoas estão em isolamento domiciliar ao passo que 461 estão hospitalizadas.

Das pessoas que estão na rede hospitalar, 223 estão em leitos clínicos, 140 na rede pública e 93 na rede privada. Com a forma mais grave da doença, 228 pacientes permanecem internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 179 na rede pública e 49 na rede privada.

Em relação ao comprometimento de leitos, a situação mais grave é na macrorregião de Dourados, com 84% da taxa de ocupação. Em Campo Grande, o índice de ocupação é de 77%; em Três Lagoas, de 66% e em Corumbá, de 45%.

CONFIRA QUAIS SÃO OS LOCAIS DE VACINAÇÃO PARA COVID-19

CENTRO

– UBSF Vila Corumbá

– UBSF Vila Carvalho

– UBSF 26 de Agosto

PROSA

– UBSF Mata do Jacinto

– UBSF Estrela Dalva

– UBSF Marabá

– UBSF Noroeste

– UBSF Nova Bahia

IMBIRUSSU

– UBSF Albino Coimbra

– UBS Silvia Regina

– UBS Lar do Trabalhador

– UBSF Indubrasil

– UBSF Zé Pereira

– UBSF Aero Itália

– UBSF Serradinho

– UBS Popular

ANHANDUIZINHO

– UBSF Botafogo

– UBS Dona Neta

– Clínica da Família Iracy Coelho

– UBSF Parque do Sol

– UBS Aero Rancho

– UBSF Anhanduí

– UBSF Dom Antonio

– UBSF Macaúbas

– UBSF Paulo Coelho

– UBS Pioneira

– UBSF Jockey Club

– UBSF Mário Covas

LAGOA

– UBS Caiçara

– UBSF Buriti

– UBSF Batistão

– UBSF Tarumã

– UBSF Oliveira

– Clínica da Família Portal Caiobá

– UBSF Coophavila

– UBSF Antártica

– UBSF São Conrado

SEGREDO

– UBS Cel. Antonino

– UBSF São Francisco

– UBSF Vila Nasser

– UBS Estrela do Sul

– UBSF Paradiso

– UBSF José Tavares

– Clínica da Família Nova Lima

– UBSF Vida Nova

– UBSF Jd. Azaleia

– UBSF Vila Cox

BANDEIRA

– UBSF Moreninha

– UBSF Itamaracá

– UBSF Mape

– UBS Carlota

– UBSF Arnaldo

– UBSF Tiradentes

– UBSF Universitário

– UBSF Cristo Redentor

FONTE: Sesau

Texto: Raiane Carneiro e Mariana Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *