Campanha nacional contra febre aftosa prevê vacinar 9 milhões de cabeças em MS

febre aftosa
Divulgação

Mato Grosso do Sul já deu início no processo de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), prevê a vacinação de 9 milhões de cabeças entre os animais da região do Planalto e Pantanal. A campanha nacional teve início no dia 1° de novembro.

No Planalto, a vacinação é obrigatória em animais até 24 meses, nestes, o imunizante deverá ser aplicado entre os dias 1° e 30 de novembro. Produtores rurais precisam acessar o sistema informatizado da Iagro para obter o registro de vacinação dos animais. O prazo segue até o dia 15 de dezembro de 2021.

Para a região pantaneira, quem optar pela etapa de novembro, devem vacinar todo o rebanho entre 1° de novembro a 15 de dezembro de 2021. Já a vacina deve ser registrada até o dia 31 de dezembro. Nas duas regiões, já estão liberadas a aquisição de vacina em revendas cadastradas a partir do dia 28 de outubro.

Campanha Nacional

O objetivo da campanha é vacinar cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos na segunda etapa de 2021. A febre aftosa traz prejuízos na comercialização de produtos e afeta não só bovinos e bubalinos,como também caprinos, ovinos e suínos.

No ano de 2006 ocorreu o último foco da doença no Brasil e, desde 2018, todo o território nacional está livre da doença. O reconhecimento foi feito pela OIE (Organização Mundial da Saúde Animal).

Veja mais notícias no Jornal Impresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *