Campanha de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya é lançada hoje em MS

Foto: Valentin Manieri/O Estado Play
Foto: Valentin Manieri/O Estado Play

Com ações de webnário, visitas técnicas e lançamento da 3ª etapa do programa da Wolbachia, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) lança hoje (4) a Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika em Mato Grosso do Sul.

Segundo o coordenador da campanha, coronel Marcello Fraiha, diversas atividades estão programadas para este ano. “Programamos diversas ações para novembro e para os meses seguintes de enfrentamento às arboviroses. Para o interior, nós já encaminhamos materiais gráficos de conscientização e orientamos que realizem o ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti que acontece no dia 20 deste mês”.

A diretora-geral em Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, ressalta que diversas reuniões de caráter técnico foram realizadas para o desenvolvimento desta da Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika. “É importante que estejamos alinhados com todos os setores da sociedade civil e os municípios. A Dengue assim como as demais doenças estão presentes em nosso Estado, por isso, nós precisamos nos manter sempre vigilantes e contar com o apoio de todos nesta campanha”. (com assessoria/0

Confira o cronograma de ações da Campanha

– 20 de novembro, às 8 horas, acontece o ‘Dia D de mobilização no combate à Dengue, Zika e Chikungunya’.

– 23 de novembro, às 8 horas, no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), acontece o evento de 1 ano da produção do Wolbachia, na Biofábrica. O evento conta com o apoio do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), WMP (World Mosquito Program) e da Fiocruz. O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, pretende ampliar o projeto para outros municípios do Estado.

Como parte da programação, no dia 6 de dezembro, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, participa às 8 horas, do lançamento do LDO – dispositivo de liberação de ovos no bairro Moreninha. Entra na lista, o Mutirão de limpeza do Parque dos Poderes.

Webnários

A Secretaria de Estado de Saúde realiza ainda quatro webnários. Os interessados podem se inscrever no site do Telessaúde.

– 18 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Fluxo de Epidemia, Lacen e Vetores da Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.

– 16 a 19 de novembro – ‘Panorama Estadual e recomendação das ações aos municípios’, ministrado pelo coordenador Estadual de Controle de Vetores da SES, Mauro Lucio Rosário. O evento será destinado aos 79 secretários municipais de saúde do Estado.

– 19 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Automedicação relacionados à Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrado pelo gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami.

– 07 de dezembro, às 14h30 – acontece a web aula – ‘Alinhamento dos Fluxos das Arboviroses nos Municípios’, ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener e Alexandra.

– Nos meses de novembro e dezembro estão programados treinamentos com os municípios sobre às arboviroses.

Acesse também: MS é o 5° Estado do Brasil com alto índice de dengue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *