BRECHAS: Após denúncia, UPA faz BO contra médico da escala

1574896702

A escala da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados teve que ser revelada após a vereadora Lia Nogueira (PP) entrar com um requerimento pedindo explicações à Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados). O recurso foi feito nesta segunda-feira (5) com base em provas e documentos anexados pela parlamentar e, de acordo com Lia, só após isso a unidade de saúde registrou um boletim de ocorrência (B.O) contra o médico que seria o responsável por elaborar esta o procedimento.

“Esta escala é de médico plantonista da UPA. Se não me engano, tem que ter uma média de seis médicos por plantão. É o da Ala COVID, ALA verde, Ala Vermelha, Pediatra, enfim, tem uma separação neste sentido”, conta a vereadora que também é jornalista. Lia destaca que esta escala é feita com mais de um mês de antecedência.

“Mas ela estava em aberto no domingo (4). Não tinha um médico na escala. A escala estava com brechas. Estas brechas, segundo minhas fontes, elas acontecem com frequência. É por isso quer as pessoas procuram a UPA, que é porta aberta, referência no primeiro atendimento, não encontram médico lá e ficam horas e horas e horas porque tem estas brechas”, revela a vereadora.

É uma caso de saúde pública. “Há uma negligência em relação a isso. Isso é um crime!”, aponta. Lia conta que o vereador Dr. Diogo Castilho (DEM) foi lá fazer uma visita no domingo de Páscoa (4) porque sabia que não tinha plantonista e foi dar uma força como médico. “Deixaram ele lá. Você chegou agora fica aí. Só que eu fiquei sabendo que o médico que era responsável pela escala pediu exoneração. Ele já comunicado. Ele já tinha oficializado a exoneração desde o dia 23 de março. Agora a direção da UPA quer imputar a responsabilidade nele, quando na verdade sabiam da situação. Vem ocorrendo falhas com frequência. Isso aí é crime. É crime você não ter escala definida. Escala deve ser feita previamente para que se ocorra algum problema outro médico substitua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *