Baixo nível do rio Paraguaí prejudica divisa com a Bolívia que chega a 2km de congestionamento

congestionamento
Diário Corumbaense

Nesse ano de 2021, o rio Paraguai na régua de Ladário, está com altura negativa de 55 centímetros, 2 metros e 57 centímetros abaixo do nível normal para a época. E, na Bolívia, o país vizinho divisa com Corumbá, está sendo prejudicado com o tráfego devido ao grande número de veículos pesados.

Segundo o Diário Corumbaense, na última quarta-feira (20), o congestionamento chegou a dois quilômetros, os caminhoneiros aguardavam a vez para cruzar a fronteira e entrar em Corumbá, passando pelo posto de Fiscalização Esdras, no qual, está a Receita Federal.

A explicação é a estiagem do rio Paraguai. Com o nível muito baixo, as barcaças não têm como navegar pelo Canal do Tamengo, um dos braços do rio, que liga os dois países. O auditor chefe da Alfândega da Receita Federal de Corumbá, Erivelto Moyses Torrico Alencar explica que “toda a carga que entrava pelo modal fluvial, hoje está entrando pelo modal rodoviário, então houve um aumento no comércio exterior e também no fluxo de veículos de transporte pesado”.

Segundo a Alfândega da Receita Federal de Corumbá, cerca de 40 caminhões passavam por dia pela Receita Federal, que entravam carregados no Brasil. Hoje, são mais de 100. A estimativa é que entre veículos carregados e descarregados, nos dois sentidos, a média é de 800 caminhões cruzando a linha internacional por dia.

“E isso não se resolve do dia para a noite, precisa da integração de diversos órgãos que atuam na fronteira, sejam órgãos ou entidades, temos intervenientes, representantes de transportadores, representantes do porto seco, para integrar essa ação é conseguir minimizar todo esse impacto do comércio exterior”, completou o Alencar.

Com a ampliação do horário, a expectativa é que o tempo na fila seja reduzido, porém, isso só deve ser implementado a partir de segunda-feira (25). Outra forma é o Scanner dos caminhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *