Dayane Medina
Cerca de 226 AEIs (Assistentes Educacionais Inclusivos) selecionados pelo processo seletivo, realizado neste mês de julho, passaram por uma capacitação intensiva no sábado (27). Os profissionais tiveram aulas de Acessibilidade e Tecnologia, Transtorno do Espectro Autista, Surdez e Baixa Visão.
Segundo a técnica da divisão de Educação Especial, Caroline Xavier Siqueira, foram chamados 226 profissionais, mas neste primeiro momento, 150 escolheram ontem a unidade em que preferiam atuar e nesta terça-feira (30), assumem o cargo nas unidades escolares.
Ainda de acordo com Caroline, nesta primeira semana, os técnicos da Semed acompanharão o trabalho das profissionais. “Nossa formação é completa, abordando todos os aspectos do aluno com deficiência”, afirmou a técnica.
Além de atender os alunos e auxiliar o professor regente, os AEIs também produzem relatórios bimestrais e planos pedagógicos individuais que atendem a necessidade do aluno assistido.
A Reme conta com 60 Assistentes de Educação Infantil e 319 Assistentes Educacionais Inclusivos que atuam 40 horas semanais.
De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da Reme, Waldir Leonel, a escolha desses profissionais, que substituirão alguns cargos de APEs (Apoios Pedagógicos Especializados), é amparada pela Lei de Diretrizes e Bases, no artigo 59, que destaca que tanto os professores com especialização adequada em nível médio ou superior podem prestar atendimento especializado.