Após recorde de calor em MS, Inmet emite alerta de vendaval e baixa umidade

Foto: Álvaro Rezende
Foto: Álvaro Rezende

O calor e as altas temperaturas não darão trégua esta semana em Mato Grosso do Sul. Isso porque uma onde de calor atinge o Estado em pleno inverno, com temperaturas atípicas para esta época do ano e para estação.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de vendaval, onda de calor e baixa umidade para todo Estado nesta quarta-feira (23). O primeiro alerta, de nível laranja, indica perigo de baixa umidade relativa do ar, com índices variando entre 20% e 12%; conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50% e 80%. Este alerta vale para 41 municípios, até às 21h, mas há um segundo alerta de baixa umidade, de perigo potencial, que vale para todo MS, até a sexta-feira (25).

Além disso, há dois alertas para as regiões sul e oeste do Estado, de perigo potencial para vendaval, com ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h, e para onda de calor, com temperaturas 5°C acima da média, em um período de dois a três dias. A onda de calor também deve atingir outros municípios esta semana.

Segundo a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valeska Fernandes, a atuação do El Niño favorece as altas temperaturas. “Nos próximos dias seguem a probabilidade de ocorrências de novos recordes e para o Sul do Estado as temperaturas devem variar entre 36°C e 37°C”.

Uma das principais consequências do tempo seco é a desidratação, que causa irritação nos olhos, garganta e pele. Também é outro efeito comum o ressecamento das mucosas das vias aéreas, que favorece o surgimento de alergias, distúrbios respiratórios, gripes e resfriados.

Confira as dicas para evitar problemas de saúde:

Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;

Manter o corpo bem hidratado, beber bastante água, mesmo sem sentir sede.

Dar preferência a frutas que contém mais líquidos, como melancia, melão e laranja

Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;

Evitar prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;

Hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

Usar chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;

Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas

Crianças, idosos e animais exigem atenção redobrada nesse período; por isso, é necessário ficar atento à hidratação.

Virada no tempo

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as altas temperaturas ocorrem devido à atuação de uma intensa massa de ar quente e seco, com máximas podendo chegar aos 40°C. O recorde de calor do ano foi de 38,7°C no município de Pedro Gomes, no dia 10 de agosto deste ano.

Entretanto, no fim de semana, devido à aproximação de uma nova frente fria, haverá queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de chuva em MS, principalmente nas regiões centro-leste.

Porém, o grande destaque, após a passagem desta frente fria, será a queda nas temperaturas, que podem atingir temperaturas mínimas entre 8-10°C, principalmente no sul do estado. Em Campo Grande, a mínima prevista entre domingo (27) e segunda (28) oscila por volta dos 13-15°C e máximas de até 23/24°C.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *