Por 18 votos a 9, foi aprovada na tarde de hoje (1º) a indicação de André Mendonça para a vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão, votada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, agora segue para o plenário e está “nas mãos” dos parlamentares se o nome apontado por Jair Bolsonaro se tornará, de fato, o mais novo membro da suprema corte.
Assista o momento no vídeo abaixo:
Para se tornar ministro do STF, Mendonça precisa receber ao menos 41 votos favoráveis (maioria absoluta) no Senado. A votação deve ocorrer ainda nesta quarta-feira.
Anterior a isso, a sessão na CCJ se estendeu por oito horas. Entre os principais assuntos, o sabatinado respondeu sobre direitos homoafetivos, religião, acordos de delação premiada e a atuação de quando era ministro da Justiça no governo de Bolsonaro. Na ocasião, Mendonça assumiu o compromisso da não interferência entre os três poderes.
A vaga em aberto se deu com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello em julho deste ano, sendo que a indicação do Presidente da República demorou mais quatro meses para apreciada pelos senadores.