Após 23 dias sem aulas, professores suspendem greve em Dourados

Dourados
Foto: Divulgação/Simted

A greve dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) em Dourados chegou ao fim na tarde de ontem (5). Após 23 dias de paralisação, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados) determinou em assembleia a suspensão da greve e encaminhou uma contraproposta de reajuste salarial ao prefeito Alan Guedes (PP).

Em nota, o Simted comunicou que os profissionais da educação retornaram hoje (6), às unidades de ensino, mas irão se manter mobilizados até que a prefeitura aceita a proposta de reajuste.

“Após encaminhar nova contraproposta ao governo municipal nesta terça (5), os educadores se manterão mobilizados nas escolas municipais e Ceims, com apoio dos alunos e das famílias douradenses em defesa da valorização profissional da categoria, pelo cumprimento do Piso Nacional do Magistério, de implementação do Piso para 20 horas em Dourados e valorização profissional do administrativo educacional”, diz a nota

Greve

A paralisação dos professores em Dourados foi iniciada no dia 14 de fevereiro, impactando a rotina dos 3 mil estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino). Os profissionais reivindicam o reajuste salarial conforme o Piso Nacional do Magistério, de 33,24% e a reposição inflacionária de 10,06% para o administrativo educacional.

O Simted e a prefeitura de Dourados se reuniram diversas vezes para debater as reivindicações dos professores. Segundo a prefeitura, a primeira proposta feita à categoria, há mais de 15 dias, ultrapassou o limite financeiro e fiscal do município.

Conforme o planejamento orçamentário do município seria possível ofertar 18,86% de reajuste de forma escalonada, dentro do ano de 2022, atingindo assim o piso nacional da categoria de R$ 3.846,00 para até 40 horas semanais.

No dia 30 de março foi realizada uma nova negociação, onde a prefeitura antecipou parte das parcelas referentes ao aumento. Seria um reajuste de 8% para abril, 3,75% para julho e mais 3,75% para agosto, e 2,39% em dezembro. Agora o sindicato aguarda a resposta da prefeitura.

Vale ressaltar que o retorno presencial na Reme Dourados ocorreu no dia 24 de fevereiro, após dois anos suspenso devido a pandemia da COVID-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *