O Dia dos Pais tem previsão de crescimento de 20,38% e movimentação estimada para o comércio R$ 163,7 milhões no Estado, segundo pesquisa realizada pelo IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Em alguns municípios, a data superará a venda do Dia das Mães, comemoração que para muitos é vista como a melhor data de vendas do ano. Este ano, melhor relação entre pai e filho impulsiona o número de compra de presentes e comemorações. Contudo, o centro de Campo grande perde espaço para shoppings e venda na internet. Segundo especialistas, além da afetividade, fator que influenciou esse incremento foi a previsão dos saques de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Mesmo com 8,97% de indecisos, as compras de presentes no Estado devem movimentar R$ 89,86 milhões e as comemorações R$ 73,94 milhões. Em Campo Grande, o montante esperado de vendas é de R$ 42,56 milhões, do total de R$ 163,79 milhões. O estudo revelou ainda que em Corumbá/ Ladário, Dourados e Ponta Porã os gastos deverão superar o Dia das Mães. Com mais espaço nas datas comemorativas, cerca de 53,54% dos pais serão presenteados, aumento de 12,23 p.p. (pontos percentuais); já àqueles que receberão comemorações o valor é de 56,14%, crescimento de 18,27 p.p.
Entre os presentes, o destaque, assim como no Dia das Mães, fica por conta das roupas com 29,46%, mesmo que a escolha tenha sofrido queda de 7 p.p. Perfumes e cosméticos seguem a lista com 16,01% da preferência, assim como os calçados, 15,29%. Este ano, diferente de outras datas comemorativas, as compras serão antecipadas por grande parte do público, mas 56,24% comprarão na semana, o que, talvez, tenha contribuído para uma queda na pesquisa de preços de 5 p.p. Mesmo assim, 69,11% ainda pesquisarão preços.
Já nas comemorações, cresce a preferência pelas refeições em casa (43% em 2018, para 47% em 2019), contudo caiu de 47% para 37% o número de refeições na casa de familiares. Restaurantes aparecem com 10% das escolhas, quando no mesmo período do ano passado valor era de apenas 6%.
Centro perde força para shoppings e vendas on-line
No ano passado, o Centro de Campo Grande foi a principal local para comprar de presentes, segundo 72% dos entrevistados. Este ano, o percentual caiu para 60%. Com isso, a procura por shoppings passou de 10% para 17%, assim como as compras via internet, que passaram de 5% para 12%. Também houve mudanças significativas na forma de pagamento, mesmo o dinheiro permanecendo como a principal escolha para 43,88%, a utilização de crédito subiu para 25,42% (+7 p.p.) e débito 16,14% (+9 p.p.).
FGTS eleva ânimo de consumidores
Segundo a economista Daniela Teixeira Dias, do IPF-MS, a liberação do FGTS terá impacto positivo. “A expectativa eu acho que é o que mais impacta, vai dar um dinamismo para a economia. É positivo vai ingressar dinheiro, e pode sim ter motivado e provocado esse aumento nas compras. Especificamente vimos mudanças de comportamento que vão ao encontro de um endividamento, porém de forma consciente. Enfim, o FGTS tem mexido muito com as expectativas dos consumidores”, destaca.
Lojistas precisam aproveitar o momento
A economista do Sebrae-MS Vanessa Schmidt destaca a importância de lojistas e proprietários de restaurantes se atentarem para detalhes que podem representar em vendas expressivas desse novo cliente. “Nas compras on-line, é importante que os lojistas pensem em comunicar para o cliente aquilo que ele tem de melhor, oferecer propostas diferentes para o cliente, assim como promoções e principalmente comunicar sobre o prazo de entrega dessa mercadoria, para que ele não tenha surpresas. Em restaurantes a dica é que preparem um cenário, vimos que a data tem muito apelo afetivo então é importante destacar isso, além de oferecer promoções especiais para a data. Nas lojas físicas, os empresários devem proporcionar um cenário ao cliente, oferecer kits de presentes de acordo com cada perfil dos pais”, finaliza. (Michelly Perez)