Agepen usa tecnologia para diagnóstico rápido de doença

Com o objetivo de agilizar o tratamento em detentos infectados com a tuberculose, o Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário, na Capital, conta com uma tecnologia que emite o diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. O GeneXpert foi fornecido à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) pelo Ministério da Saúde e por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde

O equipamento tem alta sensibilidade e especificidade que diminuem as chances de um laudo falso negativo e ainda indica se o paciente tem resistência aos medicamentos utilizados no tratamento. O procedimento funciona como um braço no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (LACEN/MS), que fornece os kits necessários para a realização dos exames.

“Se demorava de uma semana a 15 dias para recebermos o resultado dos exames, agora é praticamente imediato esse resultado”, destaca a diretora do Módulo, agente Angélica Rosa de Almeida.

O Módulo também realiza cerca de 190 atendimentos semanais, entre clínicos, psiquiátricos e odontológicos, além de proporcionar mais celeridade e qualidade na atenção à saúde de internos do Centro de Triagem (CT), Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) e Presídio de Trânsito (Ptran).

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *