Vacinas contra Gripe e Covid-19 estão disponíveis o dia todo na Capital

4° dose vacinação vacina covid-19 coronavírus drive-thru albano franco covid-19 imunização
Foto: Denilson Secreta/Prefeitura de Campo Grande

A vacinação contra a gripe está disponível para toda a população de Campo Grande com seis meses ou mais nesta terça-feira (28). O imunizante contra o vírus da Covid-19 também está disponível, para quem tem cinco anos ou mais e que precise receber uma das doses da vacina. As duas vacinas estão disponíveis durante o dia todo na maior parte das unidades de saúde da Capital.

A vacina contra a gripe, que protege contra três tipos de vírus da influenza, pode ser aplicada em todas as unidades de saúde, de acordo com os horários de funcionamento das salas que aplicam as doses. Normalmente os horários são entre 7h30 e 11h e das 13h às 16h45 no período vespertino. Nas unidades que há horário estendido, a sala de vacina também tem o atendimento ampliado. De acordo com a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a vacina para influenza está disponível nas 72 unidades básicas e nas unidades de saúde da família, com possibilidade de faltas pontuais devido ao atraso no reabastecimento e enquanto estiver estoque.

O imunizante que protege contra a Covid-19 está disponível em 49 locais, para toda a população a partir dos cinco anos que não recebeu nenhuma dose da vacina ou que já cumpriu o intervalo recomendado pelo fabricante para finalização do esquema.

A população que tenha 12 anos ou mais e já tomou as duas doses da vacina, ou a dose única da Janssen, há quatro meses já pode receber a primeira dose de reforço. A única exceção para este intervalo são as pessoas que tenham algum de imunocomprometimento grave, que devem tomar a terceira dose 28 dias após a segunda.

Quem tem 40 anos ou mais, trabalhe na área da saúde ou possua imunocomprometimento também já se enquadra para receber um segundo reforço, desde que tenha o intervalo de quatro meses da terceira dose. 

Em Campo Grande, até o momento, foram aplicadas mais de 1,9 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19, protegendo mais de 80% da população elegível. Em contrapartida, a vacina contra a gripe teve uma baixa procura durante a campanha, onde só 38%, das mais de 295 mil pessoas dos públicos alvos, se vacinou.

 

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no FacebookInstagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *