UFMS é a 1ª entre as universidades federais a emitir diplomas digitais

Divulgação/UFMS
Divulgação/UFMS

Os diplomas levarão até 60 dias para serem expedidos

A emissão e o registro de diplomas digitais para os cursos de graduação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) agora é realidade. A instituição se tornou a primeira das universidades federais a adotar o método junto ao MEC (Ministério da Educação) e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

A opção do diploma digital passou a valer na UFMS na última sexta-feira (17) e a opção permite todos os 1.544 formandos, que colaram grau no final deste ano, a utilizar a nova ferramenta. Ao todo, os diplomas levarão até 60 dias para serem expedidos e disponibilizados.

O arquivo digital será disponibilizado no Siscad (Sistema Acadêmico da Universidade), e os estudantes concluintes poderão validá-lo no Portal do MEC. Os que desejarem, poderão imprimir a Representação Visual do Diploma, arquivo no formato PDF feito para os que desejam ter a versão física do documento.

O secretário de Registro de Diplomas, Nilton Santos Mattos, explica que a agilidade e a praticidade dos diplomas digitais irá facilitar aos recém-formados que comprovem sua diplomação no Ensino Superior.

O próximo passo, de acordo com Nilton, é a emissão e o registro digitalizado dos diplomas dos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. “Não é exigência ainda do MEC, mas nós iniciaremos essa evolução para a pós-graduação em breve”, declara.

Certificação digital

Para expedir diplomas digitalmente, é obrigatório atender às diretrizes de certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), para garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento.

Segundo o diretor da Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação), Luciano Gonda, são utilizados dois recursos da ICP-Brasil nos diplomas digitais da UFMS: a Assinatura com Certificado Digital e o Carimbo de Tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *