UFMS define data de volta às aulas para março de 2021

O MEC (Ministério da Educação) publicou ontem (2) uma portaria no Diário Oficial da União que determina o retorno das aulas presenciais nas instituições federais do país a partir do dia 4 de janeiro de 2021. Entretanto, a decisão foi revogada horas depois. Mesmo assim, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) informou que suas aulas devem voltar apenas em 15 de março de 2021. A universidade não informou se será no formato presencial.

Mesmo antes da revogação da portaria do MEC, a UFMS já havia informado que o retorno das aulas ocorreria apenas em março. Para a reportagem, a instituição garantiu que o plano de biossegurança, criado em março deste ano, está de acordo com o determinado pela pasta. Um plano foi criado em cada unidade da UFMS e está de acordo com as medidas exigidas pelo governo de MS e as prefeituras.

A instituição destacou ainda que as atividades acadêmicas estão sendo feitas de forma remota desde o início da pandemia, em março. Em função disso, a UFMS é “uma das únicas do país a finalizar o ano letivo de 2020 em 15 de dezembro”.

As informações da universidade foram passadas após uma determinação do MEC, que foi revogada depois.

Por nota, a prefeitura informou que não é responsável por decidir sobre o retorno presencial de universidades públicas ou privadas. Porém, destacou que os decretos vigentes precisam ser respeitados, os planos de biossegurança devem ser seguidos e o cenário da pandemia deve ser levado em conta. O último decreto municipal publicado no dia 20 de outubro, libera apenas as aulas práticas e os estágios profissionais curriculares de forma presencial.

(Texto: Rafaela Alves e Raiane Carneiro)

Veja também: Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 11 milhões no sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *