Mais duas especialidades serão oferecidas por meio do serviço de teleinterconsulta em Campo Grande. A partir de quarta-feira (09), a população da capital terá acesso a especialidades como infectologia e gastroenterologia, o que deve facilitar as consultas, já que os pacientes que aguardam por agendamentos para estas especialidades poderão ser atendidos na atenção primária.
O serviço é composto em prestar o atendimento a pacientes que necessitam de um acompanhamento com especialista na própria unidade básica, que tem a estrutura necessária para monitorar o paciente. O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, explica os benefícios da modalidade. “Conseguimos, além de reduzir as filas de espera, dar uma melhor formação ao residente que está sendo orientado pelo profissional”.
Ao todo, são cinco especialidades oferecidas nas nove unidades que fazem parte do Laboratório de Inovação na Atenção Primária em Saúde (INOVAAPS). Os pacientes também podem ter consultas nas áreas de nefrologia, cardiologia e psiquiatria.
Através da web conferência, o profissional de saúde utiliza atendimento compartilhado entre paciente, médico assistente e especialista. O paciente marca a consulta no seu posto e o médico da unidade acompanha a consulta virtual. A Teleinterconsulta começou em dezembro do ano passado em duas unidades e hoje já acontece em nove com o serviço implementado nas especialidades de cardiologia e psiquiatria.
O serviço já acontece nas Moreninha, Tiradentes, Batistão, Coophavilla, Santa Emília, Itamaracá, Vida Nova, Noroeste e Oliveira e estuda-se a possibilidade ampliar para as outras 63 unidades e incluir outras especialidades.