Serviço de SMS da Defesa Civil alerta contra incêndios

SMS Defesa Civil
Foto: Portal MS/Divulgação

O serviço gratuito de envio de SMS para a população da Defesa Civil estadual integra a campanha contra incêndios no Estado. As ações fazem parte do #pantanal100cinzas e visa aumentar a conscientização de turistas, pescadores, agricultores, assentados, ribeirinhos e sociedade urbana contra queimadas.

A ação ocorre porque uma das principais características do inverno é o tempo seco que, além de afetar a saúde da população, favorece as queimadas e incêndios florestais. Conforme o Governo do Estado, a umidade relativa do ar chegou a 11%  na última semana em municípios como Corumbá e Coxim. Na Capital, o menor índice foi de 14%.

“Nós estamos num período de elevadas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, então isso aumenta o risco de incêndios florestais. E uma das formas que a Defesa Civil envia orientações preventivas para a população é através do SMS. Essa semana nós fizemos pelo menos três disparos orientando sobre os cuidados relacionados à baixa umidade do ar, para se hidratar, para evitar atividades físicas, se tiver umidificador em casa utilizar, pois é importante cuidar da saúde”, destacou o coordenador da Defesa Civil estadual, Coronel Fábio Catarineli.

 

Serviço

O serviço de SMS alertando sobre desastres naturais da Defesa Civil é gratuito. As mensagens trazem ainda orientações diversas para a população. Os interessados em aderir o sistema devem enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. O Governo do Estado ressalta que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados quando houver uma situação que exija atenção especial ou medidas preventivas. (Com assessoria)

 

Confira mais notícias no jornal impresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *