Seminário abordará a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

Deficiência_mulher_cadeira de rodas
Foto: Reprodução

‘Construído acessos e derrubando barreiras’ é tema do ‘Lugar de Fala’, edição 2023

O Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, promoverá a terceira edição do seminário gratuito “Lugar de Fala”. O encontro se propõe a combater o preconceito e promover a conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, abordando temas como acessibilidade, mudanças atitudinais e práticas inclusivas. Aberto ao público, o seminário será transmitido ao vivo no próximo dia 26, a partir das 9h30, pelo canal do YouTube da Estácio.

“Nas edições anteriores, o ‘Lugar de Fala’ fez a diferença na promoção da equidade, inclusão e respeito e, nesta terceira edição, não será diferente. O Instituto Yduqs e a Estácio estão unindo forças mais uma vez, para conscientizar não apenas nossa comunidade acadêmica, mas também toda a sociedade. Vamos abraçar a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência, inspirando estudantes de todas as áreas a construir um ambiente verdadeiramente diverso e igualitário”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.

Com o objetivo explorar diferentes aspectos da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, o seminário será composto por palestras, painéis de discussão e atividades interativas dispostas em quatro mesas: “Mudanças Atitudinais e Empatia”; “Inclusão no Mercado de Trabalho”; “Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva – Garantindo Oportunidades Iguais na Educação”; e “Representatividade e Voz da Comunidade – Empoderando Pessoas com Deficiência para Serem Agentes de Mudança”. Encerrando as atividades, Guilherme Bara, consultor de Diversidade e Inclusão e Compliance, palestrante e TedSpeaker, comandará a master class: A Inclusão do Profissional com Deficiência – O que Você Tem a Ver com Isto, em uma síntese com as principais discussões e insights obtidos ao longo do seminário.

Marcelo Cardoso, atleta paralímpico vinculado ao Instituto Yduqs, vivencia diariamente os desafios e vitórias que vêm com a deficiência e compartilhará sua experiência no seminário, para inspirar mudanças positivas na sociedade. “Nossa presença e voz em eventos como esse lembram a todos que a inclusão é um caminho para a equidade, respeito e compreensão mútua. Juntos, podemos quebrar barreiras, derrubar estereótipos e construir um mundo em que a diversidade é celebrada e todos têm a oportunidade de prosperar”, reforça.

18,6 milhões de pessoas com deficiência

A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. O indicativo faz parte da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo a pesquisa, as pessoas com deficiência estão menos inseridas no mercado de trabalho, nas escolas – e, por consequência, têm acesso à renda mais dificultado.

A pesquisa analisou ainda o perfil das pessoas com deficiência, a partir dos principais indicadores do mercado de trabalho. Segundo o IBGE, 26,6% das pessoas com deficiência encontram espaço no mercado de trabalho. O nível de ocupação para o resto da população é de 60,7%. Cerca de 55% das pessoas com deficiência que trabalham estão em situação de informalidade.

A Estácio e o Instituto Yduqs investem em diferentes iniciativas, em prol de uma sociedade mais justa e com equidade. O seminário “Lugar de Fala – Construindo Acessos e Derrubando Barreiras”, edição 2023, está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 3, 4, 8, 10 e 16, da Organização das Nações Unidas (ONU), abordando saúde, educação, trabalho, redução de desigualdades e justiça social.

Serviço

O seminário será na terça-feira (26), das 9h30 às 17h. A programação e a transmissão do evento estará disponível no site institutoyduqs. com.br/lugardefala.

Por Bruna Marques – Caderno Viver Bem.

Confira mais notícias na edição impressa do jornal Viver Bem.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *