Semana Lixo Zero da UFMS será realizada de 25 a 30 de outubro

ZERO

Com o objetivo de promover conscientização ambiental e práticas sustentáveis, de 25 a 30 de outubro será realizada a Semana Lixo Zero da UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e, pela primeira vez, todos os câmpus Irão participar.

A Semana Lixo Zero é uma ação criada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, realizada anualmente em mais de 170 cidades em todo o país, e a UFMS se tornou parceira em 2019, por intermédio da professora Karina Ocampo Righi, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng). Ela é uma das embaixadoras do Instituto e, nos últimos dois anos, coordenou as atividades da Semana na Cidade Universitária, em Campo Grande.

Para 2021, a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides) se uniu à Karina para fortalecer a ação e ampliá-la para os nove câmpus, inclusive inserindo a Semana Lixo Zero no calendário institucional da Universidade.

“Como coordenadora do projeto, entendo que a ampliação da ação para todos os câmpus é justamente o que eu pretendia desde o início. É aquele trabalho formiguinha que vai dando certo, um trabalho lento, infelizmente, mas não posso deixar de mencionar que é muito gratificante este reconhecimento e credibilidade na ação que propus e que vinha desenvolvendo juntamente com um número pequeno de outros professores da instituição”, comenta a professora. “Em 2019, tivemos ações presenciais no município de Campo Grande, somente o campus daqui participou destas ações. Foi bom! Em 2020, por conta da pandemia, tivemos apenas ações on-line, com resultado positivo também. E agora, neste ano, somente na UFMS teremos ações nos 10 câmpus e mais 40 ações no estado. É maravilhoso!”, celebra Karina.

Todas as unidades terão programação com atividades virtuais e presenciais, seguindo o Plano de Biossegurança da UFMS. Serão palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas relacionados à sustentabilidade e gestão de resíduos, além de ações de limpeza e coleta de materiais, e passeios ciclísticos.

Para auxiliar na realização das tarefas propostas, a UFMS firmou acordos de cooperação com organizações, empresas e entidades. “Para a realização da Semana Lixo Zero na UFMS, foram feitas parcerias que irão nos auxiliar com a destinação correta dos resíduos arrecadados. O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul será responsável pelo recolhimento dos medicamentos vencidos; a MS Ambiental pela pilhas, lâmpadas e baterias; a CG Solurb pelos materiais recicláveis; a Linha de Limpeza Sustentável pelo óleo de cozinha usado; e a Recicle pelos eletrônicos”, conta o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves.

Todos os materiais recicláveis coletados durante a ação serão destinados para cooperativas e associações de catadores de todos os dez municípios em que as unidades da Universidade estão presentes. “A Semana Lixo Zero 2021 irá atender cerca de 12 cooperativas e associações em todo o Mato Grosso do Sul”, diz Leonardo.

As atividades da Semana são abertas a todos e, segundo Karina, é um momento de mobilização da população, para dar e trazer bons exemplos. “E esses bons exemplos que irão inspirar as pessoas, as mudanças de hábitos em relação ao resíduos sólidos – e quanto maior a mobilização, conseguiremos atingir um público maior. Nosso planeta precisa urgentemente dessa mudança! É muito bom ver a UFMS incentivando e potencializando ações sustentáveis, uma gestão preocupada com a inovação e a sustentabilidade”, complementa.

Acesse dides.ufms.br/semana-lixo-zero-ufms para conferir a programação completa, dividida por dia e por campus. Algumas atividades necessitam de inscrição para a certificação, cujo formulário também está disponível no link.

 

Fonte: UFMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *