A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) recebeu na última semana a visita do subsecretário de Recursos Humanos do Rio Grande do Norte, Ediram Teixeira. O gestor visitou algumas estruturas e conheceu o modelo de assistência à saúde da Caixa dos Servidores. A diretoria do plano de saúde apresentou ao subsecretário o Hospital Cassems de Campo Grande, a Clínica da Família, o Centro de Prevenção em Saúde e o Centro Médico e de Diagnóstico Avançado.
O integrante do conselho Gestor do Hospital Cassems, Roberto Botarelli, afirma que é uma felicidade para a Cassems ser referência nacional. “Recentemente, o presidente da Cassems foi para a Bahia falar do nosso modelo em saúde. Também, recebemos pessoas de Goiás para conhecer o projeto do ‘Ônibus da Saúde’ e, hoje, recebemos o Rio Grande do Norte para conhecer a experiência. Com o dinheiro do servidor público sendo gerido pelo servidor público, conseguimos fazer muitas coisas boas”.
O Hospital Cassems de Campo Grande é referência em modernidade e atendimento humanizado e segue um rigoroso padrão de qualidade e segurança. Inaugurou no estado um novo modelo de atendimento hospitalar de média e alta complexidades, que se diferencia na acolhida, na alimentação e nas novas tecnologias cirúrgicas e de diagnósticos. Entre todos os hospitais de Campo Grande, nenhum reúne um Centro de Diagnóstico próprio e tão avançado. Possui 111 leitos, Pronto Atendimento Adulto e infantil 24 horas, UTI Neonatal e Adulto e 10 salas cirúrgicas, sendo uma delas equipada com telemedicina.
De acordo com Ediram Teixeira, o estado tem planos de buscar um modelo de saúde para os seus servidores públicos e a Cassems contribui neste processo.
“Os sindicatos do Rio Grande do Norte falam muito bem da experiência da Cassems, então, vim conhecer a estrutura do plano de saúde e estou maravilhado. É um modelo novo, democrático, que atende às necessidades dos servidores e seus familiares, gerenciado pelos próprios servidores. A estrutura do hospital é boa, possui tudo o que a iniciativa privada oferece, por um preço mais acessível. O que mais me encantou na Caixa dos Servidores foi o atendimento, a maneira na qual as pessoas se organizam. Para o meu estado, vou levar essa experiência de tudo o que aprendi, isso é muito grandioso. A ideia é unir os sindicatos e realizar esse sonho lá também”.
A Clínica da Família, por sua vez, cuida da primeira infância à melhor idade. Com estrutura moderna, espaços projetados para acolher com conforto e segurança, a unidade foi implantada para atender de forma integral toda a família, além de identificar, por meio de genograma, as principais patologias de risco familiar e fazer a promoção de saúde com prevenção aos fatores de risco. A unidade está instalada em um prédio de três andares, com ambientes planejados para o beneficiário ser atendido com qualidade e conta com a equipe de 44 profissionais da saúde.
Para o segundo vice-presidente da Cassems, Alexandre Júnior Costa, a visita de um gestor de outro estado é motivo de orgulho para os servidores públicos de Mato Grosso do Sul. “Essa é a prova que a Cassems é um modelo de saúde para o país. Nós somos referência, essa é uma construção do servidor público de Mato Grosso do Sul”.
Ademir Cerri, primeiro vice-presidente da Cassems, explica que é um prazer para a gestão ser útil para outros estados. “Queremos abrir os interesses e perspectivas para que os servidores de outros estados da nossa federação tenham um modelo tão bom quanto o nosso. Estamos dispostos a ajudar no que for preciso”.
Ainda, o Centro Médico e de Diagnóstico Avançado (CMDA) é uma unidade moderna, com alta tecnologia e atendimento humanizado. O espaço oferece consultas de rotina em diversas especialidades médicas e diagnóstico avançado por meio de exames de última geração. O ambiente conta com laboratório de análises clínicas, salas de ultrassonografia, densitometria óssea, raios X, ressonância magnética e mamografia, além de 16 salas de consultas e para pequenos procedimentos. O CMDA conta com 106 profissionais de saúde.
Segundo Ricardo Ayache, presidente da Cassems, é importante colocar a Caixa dos Servidores como um exemplo de boa prática na gestão de um plano de saúde. “Aqui, nós, servidores públicos, gerenciamos e temos uma experiência de sucesso para todo o Brasil. Espero que outros estados possam tirar proveito da nossa vivência e construir outros sistemas de saúde com a mesma qualidade”.
“Quanto mais a gente cuida, mais a gente cresce”
Há 18 anos, a Cassems nasceu com o desafio de substituir e superar em qualidade o antigo Previsul, que era uma instituição desacreditada. Além de se tornar o maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul, a Caixa dos Servidores é, hoje, o melhor e o mais justo plano de assistência, reconhecido e premiado nacionalmente. Este mérito é de todos os servidores públicos que acreditaram na construção deste sonho. Para chegar até aqui, foram várias dificuldades contornadas com muito trabalho e o apoio de todos os servidores e os próximos desafios serão vencidos da mesma forma: coletivamente. Neste último ano, outros sonhos foram concretizados como a inauguração do Hospital de Corumbá, elaboração do programa de residência médica, implantação do C-conecte e ampliação dos programas de prevenção.
Ainda, o plano de saúde foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das maiores e melhores empresas do Centro-Oeste. A edição de 2019 da revista “Exame – Melhores e Maiores” mostra que a Cassems ocupa a posição 851ª no ranking, evoluindo 71 posições em relação ao ano passado.
Este ano, também, foi marcado pela conquista do melhor desempenho de sua história no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), tabela da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A média geral dos planos de autogestão no país foi de 0,6009, enquanto a Caixa dos Servidores, alcançou a pontuação histórica de 0,7847, superando outros 121 planos do mesmo segmento.
No início, a Cassems era apenas um sonho transformado em realidade e, em pouco tempo, cresceu e foi apontada, por anos consecutivos, como uma das maiores e melhores empresas do Brasil. Mais do que números, esse reconhecimento representa a dedicação e a profissionalização de colaboradores, diretores e conselheiros. Grandes desafios foram superados em nome da saúde e da qualidade de vida e, agora, é preciso continuar trabalhando para o progresso do plano de saúde. (João Fernandes com assessoria)