Receita Federal libera consulta ao 1° lote de restituição do IRPF

Imposto de renda
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir das 10h de hoje (24), a Receita Federal irá disponibilizar a consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2022. Serão 3.383.969 pessoas que receberão o pagamento, mas só será realizado no dia 31 de maio. O valor total é de R$ 6,3 milhões.

Segundo o Governo Federal, esse montante será destinado a contribuintes que possuem prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma doença física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério. O lote ainda contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Para consultar se está contemplado no primeiro lote, é preciso acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda”, e em seguida em “Consultar a Restituição”. Na página você pode encontrar orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se for identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento.

Está disponível também, o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, possibilitando consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre a liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é feito direto na conta bancária informada na declaração. Se o crédito não for realizado por algum motivo, como conta desativada, por exemplo, os valores ficam disponíveis para resgate por cerca de um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, pode ser reagendado o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do BB, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). Se o contribuinte não resgatar o valor no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.

Neste ano, a declaração passa a permitir indicar a chave Pix do tipo CPF para receber o valor. O CPF deve ser do titular na declaração. Outra opção é indicar diretamente a conta bancária, mas a lista é limitada às instituições que fazem parte da rede arrecadadora de receitas federais.

No calendário de restituição do IRPF de 2022, estão previstos pagamentos em cinco lotes entre os meses de maio e setembro. Os próximos lotes já tem data de pagamento: 30 de junho (2° lote), 29 de julho (3° lote), 31 de agosto (4° lote) e 30 de setembro (5° lote). Acesse também: Vereadores visam Projeto de Lei para solucionar problemas da região dos bares da UFMS

Com informações da Agência Brasil.

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *