Quarta-feira tem tempo mais firme, calor e umidade baixa em algumas regiões de MS

sol-calor-clima-tempo
Foto: Marcos Maluf / Arquivo

O aumento das temperaturas será acompanhado pela redução da umidade relativa do ar, com valores entre 15% e 30% em algumas localidades

Nesta quarta-feira (02), com o avanço da massa de ar fria e seca, o tempo volta a ficar firme em grande parte de Mato Grosso do Sul, com sol e variação de nebulosidade. O destaque para os próximos dias será a queda das temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudoeste do Estado. As temperaturas mínimas poderãoatingir valores entre 12°C e 14°C, principalmente na quarta-feira (02), com possibilidade de registros abaixo dos 12°C.

Na quinta-feira (03), a massa de ar frio perde força e as temperaturas entram em rápida elevação, podendo atingir valores entre 37°C e 38°C, especialmente nas regiões pantaneira e norte do Estado.

O aumento das temperaturas será acompanhado pela redução da umidade relativa do ar, com valores entre 15% e 30% em algumas localidades.

A rápida variação das temperaturas ao longo do dia favorecerá elevada amplitude térmica, com diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas que poderão superar 15°C a 20°C em algumas regiões.

Diante desse cenário, recomenda-se reforçar a hidratação, evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e adotar cuidados especiais com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

Além disso, a combinação de temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e tempo seco aumentará significativamente o risco de ocorrência e rápida propagação de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. Dessa forma, é fundamental reforçar as medidas
preventivas e redobrar a atenção, especialmente em áreas rurais e próximas a regiões com vegetação seca.

Ressalta-se que a queima controlada está suspensa em Mato Grosso do Sul desde 1º de agosto, como medida preventiva para reduzir os riscos de incêndios durante o período de condições meteorológicas adversas. Dessa forma, a população deve evitar o uso do fogo e colaborar com as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado.

Os ventos atuam do quadrante sul/leste na quarta (02) e giram para o quadrante norte ao longo da quinta (03), com velocidades entre 30 e 50 km/h e rajadas superiores a 50 km/h.

Confira as temperaturas:

Regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: Mínimas entre 12-18°C e máximas entre 24-31°C.

Regiões Pantaneira e Sudoeste: Mínimas entre 15-22°C e máximas entre 29-38°C.

Regiões Bolsão, Norte e Leste: Mínimas entre 15-21°C e máximas entre 27-37°C.

Campo Grande (Capital): Mínimas entre 15-18°C e máximas entre 25-31°C.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *