Promotora de Justiça das unidades prisionais, Jiskia Trentin recebe prêmio “Mulher Nota 10”

jiskia sandri trentin promotora de justica municipio campo grande ms
Foto: Leticia Ferreira/O Estado Online

O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), homenageou com o prêmio: “Mulher Nota 10” do BDM Digital, a titular da 50ª Promotoria de Justiça de Execução Penal de Campo Grande, Jiskia Sandri Trentin, como uma das representantes femininas que fazem a diferença em Mato Grosso do Sul.

Durante a homenagem feita pela apresentadora Marinalva Pereira, em parceria com o Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, a promotora lembrou de quando iniciou seu trabalho. “Era uma carreira tradicionalmente masculina. Se esperavam mais homens do que mulheres. Há 23 anos atrás quando ingressei em Bonito, fui atender um senhor, mas não se aceitava que uma mulher ocupasse um cargo como esse”, relembra.

De lá para cá o trabalho dela só cresceu. Atualmente, a fiscalização da 50ª Promotoria de Justiça atua nas 10 unidades prisionais de Campo Grande para verificar as condições de pena de quem “está privado de liberdade”.

“Verificamos o direito de quem está privado de liberdade. Inclusive, para que as pessoas possam se recuperar. Muitos dos que estão presos, são devido as escassas condições financeiras. Sem estrutura para viver em sociedade e com a ficha manchada, é mais difícil voltar para a sociedade. Por isso, é comum o ciclo de retorno ao sistema prisional”, destacou Jiskia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *