Foi lançado hoje (13) o projeto “KUNHÃ KUERY! NHÃMBOPAHA JEIKO ASY”, na língua terena, que em tradução para a língua portuguesa significa “Mulher! Chega de Violência!”, com o objetivo de prevenir e combater a violência contra mulheres indígenas.
O projeto compreende na produção e divulgação de conteúdos e informes, com orientações sobre violência doméstica, violência de gênero, Lei Maria da Penha e redes de enfrentamento e atendimento. Os informes são gravados em línguas indígenas, começando em Guarani.
A ação de conscientização é de responsabilidade da SPPM (Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres) em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul).
De acordo com dados de 2019, dos crimes de violência doméstica, 14% deles tiveram como vítimas mulheres indígenas, demonstrando a violação de direitos desse grupo no contexto da violência doméstica e familiar.
O material foi produzido e gravado pela Secretária de Comunicação do TJMS juntamente com a atuação um profissional indígena para a tradução e interpretação para a língua Guarani.
Com informações do Portal MS.
Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.