Projeto Lean visa reduzir lotações no HU

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), foi selecionado pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) e Hospital Sírio-Libanês, para participar do Projeto Lean nas Emergências.

O Lean é um projeto do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que tem o objetivo de reduzir a superlotação e melhorar o atendimento em urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos utilizando a metodologia Lean.

A metodologia Lean é uma filosofia de melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Em tradução livre, Lean significa enxuto. Em resumo essa metodologia visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos.

“A ideia é reduzir desperdícios e melhorar a satisfação dos pacientes. Isso casa muito bem com o olhar e a percepção do Humap de atendimento humanizado, que é dar importância para o que de fato é importante para os pacientes”, afirma a chefe do Pronto Atendimento Médico (PAM) do Humap-UFMS, Raquel Tauro.

(Texto: Ana Beatriz Rodrigues com informações da assessoria do Hospital Universitário)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *