Prefeitura garante recursos para revitalizar Lagoa Itatiaia

A Prefeitura vai revitalizar a Lagoa Itaiaia, um dos cartões postais de Campo Grande, com um investimento de R$ 834 mil. Será a primeira grande intervenção nos últimos 15 anos nesta área que desde 1995 é de interesse ambiental do município.

Os recursos foram alocados por meio de uma emenda impositiva, do deputado federal Fábio Trad, que estão na iminência de serem empenhados pelo Ministério da Cidadania, onde o projeto foi cadastrado.

O projeto prevê o calçamento com piso intertravado de 62 mil metros quadrados de trilhas que os visitantes utilizam para ter acesso à academia da 3ª idade e a pista de caminhada de  1.360 metros.  Está prevista a instalação de uma área de convivência, com playground, fontes interativas. Será construído um palco para pequenos performances artísticas, aulas de educação ambiental, cercado por bancos rústicos feitos de eucalipto.

A estrutura da atividade física será ampliada com  uma estação de ginásticas; está  prevista a construção de 12 mesas para jogos (domino, xadrez, carta); reforço da iluminação e um container com banheiro e uma sala para administração.

Segundo o  arquiteto da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Silva, autor do projeto de revitalização, as intervenções previstas não trarão nenhum impacto ambiental.

“Pelo contrário, com a construção de três decks, preservaram as matas ciliares porque não haverá mais pisoteio dos visitantes que poderão se aproximar da lagoa pela passarela da estrutura de madeira. Um dos deks foi planejado especialmente para os participantes das competições aquáticas  dos jogos radicais urbanas que neste ano, a Fundação Municipal de Esportes programou para o local no mês de outubro”, frisa Marcelo.

Antes da pandemia, diariamente eram oferecidas oficinas gratuitas de Pilates e Grupo de Corrida pela equipe da Funesp, além das oficinas da Secretaria de Saúde nos equipamentos da academia da terceira idade.

(Texto: João Fernandes com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *