Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024 têm até 30 de junho para se alistarem no Serviço Militar. O alistamento pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar do município, sede da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) ou pelo site alistamento.eb.mil.br.
Segundo informações da secretaria da Junta de Serviço Militar de Campo Grande, em média, 6,5 mil rapazes se alistam todos os anos na Capital. Para a realização do cadastro, tanto presencialmente, quanto de maneira on-line, são necessários apenas, CPF, RG e comprovante de residência atual. Caso não possua CPF, o alistamento só é feito presencialmente.
Previsto na Lei nº 4.375, de 1.964, o alistamento no serviço militar é obrigatório e o não comparecimento no processo de seleção traz diversas implicações como o impedimento para regularizar o Título de Eleitor e o CPF, além de não conseguir emprego com carteira assinada, não viajar para o exterior, não assumir concurso público e não colar grau.
Conforme a legislação, são isentos do Serviço Militar obrigatório, pessoas com deficiência (PCD), notoriamente incapaz; jovens casados, pais; ou imperativo de consciência religiosa, mediante requerimento de processo de isenção.
Os selecionados, ao ingressarem nas Forças Armadas, permanecem pelo período de 11 meses, podendo optar pelo engajamento, permanecendo por até mais 7 anos engajado, a depender da disponibilidade de vagas.
A Junta de Serviço Militar de Campo Grande fica na Rua Antônio Maria Coelho, 300, Vila Planalto. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e 12h às 16h30, de segunda à sexta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-9917 ou via WhatsApp (67) 9 9808-4125.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram