Orientações gratuitas via telefone para pacientes com sintomas respiratórios

Sintomas respiratórios
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande

Pacientes com sintomas respiratórios agora contam com um serviço de teleatendimento, para receber orientações ou ser atendido por um médico. O serviço foi criado pela Prefeitura de Campo Grande, e funciona diariamente das 7h às 19h, mesmo aos sábados, domingos e feriados.

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, diz que o objetivo desse novo atendimento é proporcionar orientação adequada e atendimento aos pacientes que tenham sintomas respiratórios, sem que tenham necessidade de se deslocar até uma unidade de saúde, e evitando o risco de exposição.

“Reduzindo a circulação destas pessoas, consequentemente nós temos um menor risco de que haja eventualmente uma contaminação cruzada. Além disso, ao oportunizar ao paciente um serviço ou uma opção para que ele consiga ser atendido sem mesmo precisar sair de casa é possível aliviar a pressão sobre o sistema de saúde”, explica o secretário.

No mês de maio, foi registrado uma média de mais de 10 mil atendimentos por dia, apenas nas 10 unidades de urgência e emergência, e na maioria dos casos, os pacientes apresentavam sintomas respiratórios.

O serviço de teleatendimento possui uma equipe multidisciplinar, composta por servidores administrativos, enfermeiros, médicos e outros profissionais da saúde. No período mais crítico da pandemia, foram cerca de 700 atendimentos por dia.

Campo Grande foi uma das primeiras cidades no Brasil a implementar esse teleatendimento, em março de 2020. O sistema foi desenvolvido pela prefeitura, por meio da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia) e com apoio técnico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Serviço

O paciente que apresente os sintomas respiratórios, deve ligar no número 2020-2170. Na ligação, ouvirá uma gravação explicando o serviço, e a recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, após um questionário pré-estabelecido, e que será inserido no sistema.

Após esse primeiro contato, o paciente é transferido para a equipe médica, caso necessário, e ai terá um encaminhamento devido, onde será recomendada a conduta mais assertiva com base no histórico previamente colhido.

Com informações da Prefeitura de Campo Grande.

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