Operação Verde Brasil 2 na Amazônia será prorrogada

Em combate ao desmatamento ilegal na Amazônia a Operação Verde Brasil 2, realizada pelo Ministério da Defesa irá ser prorrogada até abril de 2021, conforme anunciado pelo vice-presidente Hamilton Mourão. A operação começou em maio e havia sido adiada até novembro deste ano, enfrentando uma lentidão na liberação dos recursos por parte do governo Jair Bolsonaro.

A execução dos recursos da Verde Brasil 2 é lenta desde o lançamento, em maio deste ano.Sendo assim nos primeiros dois meses, somente 3,8% do total planejado havia sido liberado. A maior parte dos recursos só foi autorizada efetivamente no orçamento em agosto.

Portanto até o último sábado, 24, o governo autorizou a aplicação de R$ 418,6 milhões para a operação, dos quais R$ 164,9 foram realmente empenhados até o momento, de acordo com dados do portal Siga Brasil, mantido pelo Senado Federal, acessados pelo Broadcast Político.

Em suma nesta segunda-feira, 26, ao chegar no Palácio do Planalto, Mourão declarou que o presidente Jair Bolsonaro precisa prorrogar o decreto de Lei da Garantia e da Ordem (GLO) que autoriza o empenho das Forças Armadas na operação até semana que vem. “Vai até abril, vamos prorrogar. A decisão está tomada”, disse o vice-presidente.

(Com informações: Notícia ao Minuto)

Veja também: Bolsonaro adota discurso cauteloso para adquirir vacina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *