Nova usina de etanol irá gerar mais de mil empregos diretos em MS

Usina de Etanol
Foto: Divulgação/Governo de MS

Com investimentos orçados em R$ 400 milhões, o grupo Pedra Agroindustrial irá finalizar as obras da usina Orbi Bioenergia, que foi renomeada como usina Cedro, em Paranaíba. O projeto tem previsão de entrar em funcionamento em 2024 e a expectativa é que sejam gerados cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos em Mato Grosso do Sul.

A notícia foi anunciada pelo Secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), durante reunião com o diretor-superintendente do grupo Luiz Roberto Kaysel e o diretor administrativo e financeiro, José Márcio Cavalheire, na Semagro.

“Recebemos com muito otimismo a informação de que essa usina em Paranaíba foi adquirida pelo grupo Pedra Agroindustrial, gerando empregos na indústria e no campo, fazendo parte da cadeia do sucroenergético, estratégica para Mato Grosso do Sul. Por parte do Governo do Estado, nossa tarefa agora é acelerar os processos de licenciamento ambiental e de incentivos fiscais, para que a planta industrial possa funcionar no prazo programado”, destacou o secretário.

De acordo com o grupo Pedra Agroindustrial são esperados que a unidade registre uma moagem de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar somente em sua primeira safra, alcançando 5 milhões de toneladas após três anos.

Verruck ressalta que a previsão é que a usina inicie as atividades dentro de dois anos. “A usina vai processar dois milhões e meio de toneladas e hoje conta com mais ou menos 30 mil hectares de cana. Por isso, agora o grupo vai começar a fazer os investimentos na base agrícola. Com esta produção a usina tem um potencial significativo de geração de emprego no município. Então é mais um empreendimento do Mato Grosso do Sul que avança, trazendo a diversificação da base produtiva e econômica de Paranaíba”, finalizou.

A construção da usina foi autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), e segue em fase de finalização. Conforme a agência, o local terá capacidade para produzir diariamente 310 mil litros de etanol anidro e 580 mil litros de etanol hidratado.

(Com assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *