E agora? Mulher desabafa em redes sociais “Tive contato com positivos da Covid e não consegui passar por atendimento médico”

Foto Fernanda Yafusso
Foto Fernanda Yafusso

A principal dúvida que pairou quando recebi a informação de que uma das pessoas com quem tive contato, recentemente, foi testada positivo para Covid. E a pergunta foi: E agora? Será que também estou?

Até nesse ponto, tudo bem termos essa dúvida pois o vírus está aí e mesmo com redução dos casos, ainda temos testes com resultados positivos para o vírus. Porém, a questão em si foi a demora no atendimento para receber possivelmente um tratamento para o combate ao vírus.

Assim que fui informada do teste positivo busquei uma unidade básica de saúde no bairro Nova Bahia. As 19h20 me desloquei até o local para receber atendimento e chegando na unidade fui informada de que não haviam testes da Covid. Somente no dia seguinte em uma outra unidade. O local estava lotado de crianças e pessoas tossindo e espirrando. Sai de dentro da unidade, com o filho caçula nos braços, e fui pegar os documentos no lado de fora por precaução. Pois, eu poderia estar com o vírus e até mesmo transmitir aos que ali estavam.

Retornei e pedi para ver um médico, as 20h28 passei pela triagem e avisei: estou com alguns sintomas como falta de ar, dor no peito, tive Covid e tenho bronquite. Essa semana tive contato com varias pessoas e uma delas me informou que foi positivada para o vírus. Fizeram os testes de rotina e aparentemente saturação e temperatura estavam ok.

Me pediram para aguardar. Dentro da unidade estava com umas 40 pessoas todas sentadas juntas e com crianças e idosos. Aguardei mais afastada possível sem deixar de prestar atenção na hora em que fosse chamada. Quando por duas vezes questionei se haveria a possibilidade de saber quantas pessoas estavam na fila para atendimento, apenas me mandaram perguntar a uma outra funcionária. Pergunta essa que foi ignorada.

Até aqui a situação é rotineira, para quem precisa utilizar o serviço público de saúde. Foi então que aguardando pelo atendimento médico (mesmo informando que tive contato com pessoas positivadas, estava com sintomas muito característicos. Fiquei aguardando ser chamada.

Quando as 22hs simplesmente desisti de aguardar pelo atendimento e só conseguia pensar: se realmente estiver com Covid, infectei muitas pessoas e incluindo idosos e crianças. Tomei a decisão de vir embora e registrei o horário em um vídeo que podem ver logo abaixo:

SESAU – Somente ontem (2) fiz o exame para identificar a situação e foi negativo. Alívio, mas também preocupação da possibilidade de estar positivada e ter transmitido aos que lá estavam. Enviei para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Publica) sobre o tempo de atendimento nas unidades, bem como a classificação de risco.

Em nota a Secretaria esclareceu que o atendimento nas unidades de urgência e emergência, ou seja, nas UPAs e CRSs,  é feito de acordo com a classificação de risco à vida do paciente, variando de azul, onde o tempo de espera pode ser de até quatro horas, a vermelho – com atendimento imediato, uma vez que é a classificação com o maior risco.

Desta forma, o tempo de espera depende da situação clínica do paciente, independente da patologia apresentada. Os testes para detecção da Covid-19 estão disponíveis durante a semana nas 72 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões do Município, que funcionam durante todo o dia (manhã e tarde).

Aos fins de semana, apenas as unidades referenciadas, que são divulgadas previamente, ofertam o teste. O teste é indicado somente para pessoas que estejam entre o primeiro e o oitavo dia de sintomas gripais como tosse, coriza, dor de cabeça e febre. Caso o paciente tenha o seu quadro agravado a orientação é que procure imediatamente a unidade de urgência mais próxima, independente do horário.

As UPAs e CRSs possuem o teste para estes pacientes. Caso os sintomas estejam leves, a orientação é manter os protocolos de isolamento e se dirigir até uma unidade básica durante o dia.

O Município dispõe ainda de um serviço de Teleatendimento para pacientes sintomáticos, onde a pessoa poderá tirar dúvidas e ser atendida por um médico sem a necessidade de se deslocar até uma unidade de saúde. O serviço funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, através do número: 67 99265-4589.

Exames – De acordo com a Sesau, mesmo com a queda na procura pelos testes, o Município optou por manter a oferta disponível de forma descentralizada em todas as unidades de saúde, a fim de facilitar o acesso da população. Assim, o campo-grandense tem acesso ao teste em qualquer unidade de saúde, sem a necessidade de se deslocar para um ponto específico.

O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça, até sete dias. Após a coleta do exame, a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo, no caso do antígeno, e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.

O paciente também passa a ser monitorado pelo serviço da Sesau e poderá entrar em contato com a teleconsulta em caso de dúvidas, pelo telefone 2020-2170.

*Com informações Prefeitura Campo Grande

 

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