MS registra aumento de 33% no número de casos positivos para a COVID-19

teste exame positivo negativo covid-19
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O coronavírus continua a se espalhar por Mato Grosso do Sul, registrando aumento de 33% na taxa de positivos para o vírus. É o que demonstra o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Os dados divulgados no dia de hoje (14), que revelam 2.152 pessoas positivadas para a COVID-19 só nos 14 primeiros dias de janeiro.

Ainda na data de hoje, dos 1.288 resultados liberados, 426 também testaram positivos – levando a taxa de positividade dos 23,29% anteriores para os atuais 33%. No período, mais de 9.2 mil exames de RT-PCR (swab nasal, aquele do cotonete) foram realizados no Estado.

O avanço da doença é comprovado ao analisar dados do mês anterior. Em dezembro de 2021, o Lacen-MS realizou 6.367 exames com 609 deles positivos. Na época, a taxa era de 9,5%: de cada 100 sul-mato-grossenses, menos de 1% tinha o vírus ativo no organismo.

No boletim epidemiológico desta sexta-feira, o coronavírus fez mais 3 vítimas só hoje, com uma taxa de letalidade de 2,5%.

Influenza

Em relação ao H3N2, também foi constatado aumento no número de casos positivos. De 26 de dezembro até hoje (14), foram feitos 1.436 análises clínicas, com um total de 637 positivos para o vírus Influenza A.

Com esse surto de ambas as doenças virais, a SES continua a orientar a população para o reforço das medidas de prevenção e proteção, como vacinação, uso de máscaras, higienização frequente das mãos e o distanciamento social.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.