Monitoramento nas escolas estaduais avança: tecnologia já está presente em 298 unidades

Monitoramento
Foto: divulgação

O modelo e tecnologia de monitoramento, um sistema que tem o controle em tempo real das unidades escolares, já está presente em 298 unidades da Rede Estadual de Ensino e agora o objetivo é levar a iniciativa para as escolas rurais. A estratégia está em andamento e é organizada pela Secretaria Estadual de Educação (SED).

Monitoramento

No ano passado, o monitoramento das escolas estaduais foi iniciado através de um sistema que conta com câmeras e um sistema eletrônico de controle em tempo real das unidades, com o objetivo de fornecer segurança aos alunos e profissionais da educação.

O Centro de Monitoramento fica em Campo Grande e conta com 10 salas e 240 funcionários. Funciona 24 horas por dia, em quatro turnos de trabalho. Ainda dispõe de uma sala de tecnologia que cuida das condições das câmeras, identificando defeitos ou mau funcionamento dos aparelhos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SED), o sistema permite uma resposta imediata nas unidades por meio de um centro de logística e manutenção, com uma equipe capacitada para corrigir possíveis atos de vandalismo e prestar apoio às investigações policiais. O objetivo é fornecer segurança e modernidade para a educação pública em Mato Grosso do Sul.

Ao todo 120 funcionários ficam à disposição para irem até as escolas, tendo um tempo de resposta de 5 a 10 minutos de motos. Quando forem ocorrências para manutenção ou fiscalização são enviadas equipes de carro. Cada escola que conta com o modelo tem de 2 a 8 câmeras, de acordo com o tamanho da unidade.

No local ainda tem o controle de acesso (fechadura eletrônica) e sistema de alarme. Em caso de emergência, o diretor e funcionários de cada unidade podem acionar as autoridades e a Central de Atendimento por meio de um “botão de alerta”, disponível em aplicativo no celular.

 

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *