O Ministério da Saúde se comprometeu a enviar as doses da vacina da Janssen entre esta terça-feira (7) e quarta-feira (8). A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou a informação hoje, e é esperado um lote de 200.200 doses.
Conforme a pasta estadual, as unidades vão ser distribuídas para os 13 municípios da região de fronteira e com pessoas de 18 anos ou mais, além de moradores de rua dos 66 outros municípios. Segundo o titular da SES, Geraldo Resende, devem chegar 175.650 doses de vacinas da Janssen destinadas para a fronteira e 1.150 para a população de rua. Outras 22.400 vão para pessoas com mais de 18 anos.
O Ministério da Saúde confirmou o envio das doses, mas não divulgou os horários. O Estado é uma das unidades da federação que terão prioridade no recebimento das vacinas por ser estado de fronteira e ter feito o estudo de imunização nesta região entre os meses de julho e agosto.
“No entanto, existe uma preocupação com o avanço da variante Ômicron, e por isso é preciso reforçar a vacinação das pessoas que moram em cidades próximas ou que fazem fronteira com outros países”, disse Resende. “Além disso, estudos científicos têm demonstrado que a aplicação de mais uma dose desta vacina garante aumento significativo da imunidade das pessoas”.
O envio das doses pode encerrar um impasse ocasionado nesta semana. O Ministério havia anunciado que as doses chegariam em MS no último domingo (5) e, por isso, a SES planejou realizar um “Dia D” no próximo sábado (11). No entanto, o prazo não foi cumprido.