O MEC (Ministério da Educação) criou um grupo de trabalho para estabelecer como será a chamada “Tabela de Aderência” no âmbito da reformulação que está sendo planejada para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A tabela será utilizada no Sistema de Bonificação do exame, com a pontuação que servirá de referência para as vagas em cada curso. O grupo foi instituído por meio da Portaria nº826, publicada na última terça-feira (01).
A Portaria do MEC também detalha competências e composição do grupo, que terá prazo de um ano para a conclusão dos trabalhos. O grupo será responsável por elaborar um relatório detalhando a tabela abrangendo cursos técnicos de nível médio e cursos superiores. Se necessário, serão elaboradas minutas com normativos.
Sobre a composição
De acordo com o Portaria do MEC, o grupo será composto por representantes e suplentes de diversas diretorias ligadas ao ministério – em especial ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) – e do CNE (Conselho Nacional de Educação).
As reuniões serão bimestrais por videoconferência, e os resultados dos trabalhos serão relatados à Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica e ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a quem caberá a apreciação e a aprovação do relatório.
Enem 2022
Nesta edição do Enem quase 4 milhões de estudantes (3.396.632) estão aptos a realizar o exame nos dias 13 e 20 de novembro. Na prova de linguagens, no dia 13 de novembro, serão 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de questões de ciências humanas (45) e da redação.
Já no domingo, dia 20, os participantes farão as avaliações de matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões).
Nos dias de provas os portões estarão abertos das 12h às 13h e o início do exame será as 13h30.
Com informações da Agência Brasil
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.
Leia também: