Mais de 2 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 foram aplicadas na Capital

Covid-19
Foto: Myke Sena/Agência Brasil

Um marco para a saúde do nosso Estado: Campo Grande ultrapassou a marca de dois milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Até o momento, 81% de toda a população da Capital já foi vacinada com a primeira dose, ou seja 738.160 pessoas. O  total de campo-grandenses com esquema vacinal  primária completo, ou seja, que tomaram duas doses ou a dose única, é 78%, aproximadamente 706,7  mil pessoas, de acordo com o painel “Vacinômetro”, divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Início

Campo Grande se destacou como referência nacional desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19, e se manteve entre as Capitais com maior índice de cobertura vacinal. Foram mais de 80 pontos de imunização espalhados pela cidade, incluindo quatro drives e três (Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems e UCDB), três polos (Guanandizão, Seleta e IMPCG), além das unidades de saúde.

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 segue em Campo Grande com todas as doses disponíveis para os públicos estabelecidos no calendário da Sesau. Mais de 50 locais fazem a aplicação das vacinas durante todo o dia.

Na última semana, a Secretaria de Saúde ampliou os públicos estabelecidos no calendário para vacinação contra a doença. Pessoas de 66 anos já podem receber a vacina bivalente. O reforço também está liberado para  imunocomprometidos, indígenas aldeados e quilombolas com 12 anos ou mais. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, para receber  o reforço é necessário estar com o esquema primário completo e ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses.

Os públicos considerados imunocomprometidos são pessoas que realizaram transplante de órgãos sólidos ou medula óssea; pessoas portadoras de HIV (Vírus da imunodeficiência humana), Doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de predinisona ou equivalente por pelo menos 14 dias; quem faz uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; portadores de imunodeficiências primárias, Doença renal crônica em hemodiálise; que esteja em tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos contra câncer nos últimos seis meses; Neplasias hematológicas.

A vacinação da bivalente pode ser encontrada em mais de 50 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família) em todas as regiões de Campo Grande, das 7h30 às 11h e 13h às 16h45, confira:

Bandeira 

USF Moreninhas

USF Itamaracá

USF MAPE

USF Moreninha

Centro 

UBS 26 de Agosto 

USF Vila Corumbá

USF Vila Carvalho

Prosa 

USF Noroeste 

USF Nova Bahia

USF Mata do Jacinto

USF Estrela Dalva

Imbirussu 

USF Serradinho

USF Silvia Regina

USF Indubrasil

USF Zé Pereira

UBS Lar do Trabalhador

UBS Popular

USF Aero Itália

USF Sírio Libanês

USF Ana Maria do Couto

USF Albino Coimbra

Lagoa 

USF Vila Fernanda

USF Batistão

USF São Conrado

USF Antártica

C.F Portal Caiobá

USF Tarumã

USF Oliveira

USF Caiçara

UBS Buriti

USF Bonança

USF Santa Emília

USF Coophavilla

Segredo 

USF São Francisco 

USF Vila Nasser

USF Paradiso

USF Azaléia

USF Estrela do Sul

USF Vila Cox

UBS Coronel Antonino

USF Vida Nova

Anhanduizinho

USF Jockey Club

USF Anhandui

UBS Dona Neta

C.F Iracy Coelho

USF Parque do Sol

UBS Aero Rancho

USF Botafogo

USF Los Angeles

USF Paulo Coelho Machado

UBS Pioneira

Vacinação de bebês

Outra novidade divulgada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nesta sexta-feira, é a vacinação de bebês. Antes a aplicação era restrita para crianças de seis meses a menores de um ano sem comorbidades; agora o público foi ampliado e a aplicação da Pfizer Baby também abrange os menores de 2 anos sem comorbidades (1 ano, 11 meses e 29 dias).

A partir de 2 anos completos a menores de 3 anos à aplicação segue restrita às crianças com comorbidades. O atendimento ao público infantil acontece em apenas 10 unidades referenciadas.

Demais públicos

A vacinação segue disponível para crianças de seis meses a menores de 1 anos sem comorbidades, crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e pessoas de 03 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme calendário pré-estabelecido pela Sesau.

A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Durante a semana, a vacinação é os testes para detecção da Covid-19 são disponibilizados nas 74 unidades básicas e de saúde da família, seguindo cronograma da Sesau.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *