A fé e a religiosidade são marcas registradas dos brasileiros. Reconhecendo a importância que as religiões têm para a população, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mantém em seu questionário do Censo Demográfico uma pergunta sobre o tema, que demonstra que a maioria dos brasileiros são cristãos.
O dia 21 de janeiro é considerado o Dia Mundial da Religião e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Por isso, nesta sexta-feira (19), o IBGE fez uma postagem em suas redes sociais apontando os dados sobre religião, referentes ao Censo de 2010. O órgão informou, na publicação, que em breve divulgará as informações atualizadas, com os dados do Censo 2022.
São considerados cristãos os seguidores de Jesus Cristo. De acordo com a Wikipedia, “cristão é todo o indivíduo que adere ao cristianismo, uma religião monoteísta abraâmica centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré […]. Os cristãos estão divididos em três grupos principais: católicos romanos, católicos ortodoxos e protestantes”.
A religião católica tem como base os ensinamentos de Cristo. A evangélica é uma vertente da protestante. A doutrina espírita, por sua vez, adota a moral cristã. Já na Umbanda, uma religião brasileira que sintetiza elementos das religiões africanas e cristãs, Jesus é representado pela divindade Oxalá.
O Instituto lembra que as celebrações de 21 de janeiro são um “convite à convivência pacífica e fraterna entre todas as religiões, incentivando a reflexão sobre nossas tradições e crenças, e como podemos colaborar para um mundo melhor”.
De acordo com o IBGE, a pergunta sobre a religião que é apresentada no questionário do Censo pode ser respondida de forma aberta, sendo permitido que cada entrevistado nomeie qualquer culto ou religião.
População residente por religião Brasil
- Católica Apostólica Romana – 64,627%
- Evangélicas – 22,162%
- Espírita – 2,018%
- Umbanda e Candomblé – 0,309%
- Budismo – 0,128%
- Judaísmo – 0,056%
- Islamismo – 0,018%
- Hinduísmo – 0,003%
- Sem religião – 8.039%
Fonte: IBGE
Com informações do SCC10.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais: