Neste mês maio vence o prazo de Licenciamento dos veículos registrados em Mato Grosso do Sul, para proprietários com placas final três. O calendário anual do licenciamento foi estipulado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.
Até o final deste mês, os veículos com placas final três devem efetuar o pagamento do licenciamento, que pode ser pago em qualquer Agência do Detran-MS ou na rede bancária credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas e Rede Pague Fácil.
Conforme o Detran MS os proprietários recebem uma guia impressa diretamente no endereço cadastrado pelo proprietário, mas também é possível emitir a guia virtualmente. Basta acessar o Portal de Serviços meudetran.ms.gov.br ou aplicativo Detran MS, escolher a opção “veículo”, e “Guia Licenciamento e Multas”.
O sistema irá solicitar os dados da placa e renavam do veículo. Para os casos em que o proprietário optou pelo parcelamento do IPVA, no momento de gerar a guia, é possível emitir o boleto com ou sem os valores restantes. “Porém, informamos que o Licenciamento somente será realizado se o Parcelamento do IPVA estiver em dia”, esclarece a mensagem em destaque.
Licenciamento
Obrigatório para todos os condutores, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) autoriza o tráfego de veículos pelas ruas e estradas e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado.
Caso o motorista seja flagrado circulando com veículo não licenciado será aplicada uma infração gravíssima. Conforme o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a multa prevista é de R$ 293,47.
A data de vencimento varia conforme o dígito final da placa do veículo.
Confira o cronograma 2023:
3 – Maio
4 e 5- Junho
6 – Julho
7 e 8- Agosto
9 – Setembro
0 – Outubro
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.