Iluminação integrada é foco da tendência para 2021

13

Arquiteta explica a funcionalidade da luz nos ambientes

A luz em casa é sinal de conforto e descanso. Já pensou em como a iluminação facilita a casa virar um lar? Seja ambiente ou artificial é preciso planejar para dormir bem, por exemplo, em um quarto onde seja possível um bom sono e a luz tem tudo a ver com isso. Resumindo a iluminação não é estética mas função de cada ambiente. A arquiteta e especialista em designer de interior, Natasha Espinosa afirma que luz muda incrivelmente o ambiente.

Natasha trabalha mais com móveis e aplica muita a iluminação indireta neles. Seja na cabeceira da cama, camarim ou nichos de cozinhas. “Eu gosto bastante de iluminação indireta e fits de leds”, destaca e esclarece que o conceito desta é sempre a busca de aconchego. Para 2021, acredita que a iluminação integrada será bem utilizada. “Pensando na casa como um todo, não ambiente por ambiente. Digo nos espaços comunitários dentro da casa”, explica.

De acordo com a especialista, caso a pessoa queira chamar a atenção para algum lugar específico no ambiente precisa mudar a escolha e apostar na iluminação focada. “Os painéis de led são elegantes e discretos”, indica. Natasha aponta que o cuidado da beleza pessoal e particular de cada um é equivalente ao da casa. “A iluminação de uma casa é igual quando você está se arrumando para sair e para finalizar o ‘look’ inclui aquela joia, onde vai te deixar iluminada, radiante”, compara.

Assim, ela destaca um exemplo para um revestimento diferente como o estilo 3D onde, na maioria das vezes, é necessária uma iluminação o destacando. Senão ele não terá toda sua valorização esperada”, frisa.

O tamanho das moradias

Os apartamentos podem até ter diminuído, mas condomínios de casas não. “Elas são bem grandes, volumosas, com fachadas chapadas, cores puxando pro cinza, iluminando algo para chamar um detalhe, sendo algum revestimento de potencial”, diz Natasha. Ela chama atenção para a decoração de um vaso de planta que da destaque para o que chama de “cereja do bolo” nas fachadas.

Já internamente ela vê que os ambientes estão mais individuais, respeitando a intimidade de cada um, cada com seu quarto, seu banheiro e pés direitos duplos proporcionando uma sensação bem gostosa. Na cozinha, ainda segue na dependência do freguês podendo ser tanto fechada quanto integrando com a área externa. Já as áreas externas vem em 2021 com bastante verde, piscina e churrasqueira com revestimentos diferenciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *