Historicamente, na última semana do ano, a quantidade de doadores de sangue diminui. Diante disso, a preocupação do Hemosul é que os estoques fiquem baixos, impossibilitando, o atendimento de pacientes de emergência em hospitais públicos e privados.
“No começo de dezembro as doações costumam ser boas por causa da solidariedade do Natal. Mas na semana entre o Natal e o Ano Novo elas reduzem muito”, afirmou a gerente de relações públicas do Hemosul, Mayra Franceschi.
Comparando dezembro de 2018 com novembro do mesmo ano, a queda registrada no número de doações foi de 21%, baixando de 5.527 para 4.349. Já em 2017, a redução no mesmo período foi de 11%, caindo de 5.284 doações para 4.668. Devido a esses números, o Hemosul pede para que as pessoas doem sangue antes de tirar os dias de folga.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NO FINAL DO ANO
Em Campo Grande, o Hemosul fica localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1.304. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário de funcionamento será das 7h às 12h. Já nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, a unidade fecha, voltando a funcionar normalmente a partir do dia 2 de janeiro.
As cidade de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Aquidauana, Corumbá, Coxim e Nova Alvorada do Sul têm postos de coleta do Hemosul. Endereços, telefones e horários de atendimento podem ser conferidos no site.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)