Em comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado hoje (25), o Hemosul se une a todos os hemocentros do País na campanha “Somos Todos do Mesmo Sangue”. Sendo assim ação que se estende até sábado (28), promove a importância da doação de sangue especialmente neste período de pandemia em que houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Em Mato Grosso do Sul essa queda foi de 40%.
Dessa forma o embaixador da campanha, em Mato Grosso do Sul, será Michel Teló, cantor renomado nacionalmente e apoiador de diversas causas sociais. Portanto devido a pandemia a programação será concentrada nas redes sociais do Hemosul (@hemosulms) com vídeos de artistas locais que também apoiam a causa e uma recepção especial para os doadores de sangue e medula que comparecerem entre segunda (23) e sábado (28) em todas as unidades de coleta do Estado: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Paranaíba, Três Lagoas e Coxim (quinzenalmente).
Quem pode doar?
Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto. No entanto quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de coronavírus, assim como quem retornou de viagem internacional recente, fica impedido de doar sangue por 14 dias. No caso de pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 é preciso aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas.
Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.
(Com informações: Hemosul)
Veja também: Com aumento de casos de Covid, Santa Casa suspende visitas