Os médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) encerraram a greve e retomaram os atendimentos aos beneficiários nesta segunda-feira (23). O fim acontece após os grevistas firmares um acordo com o Governo Federal.
Foram 52 dias de greve, com um terço dos 3.000 mil médicos aderindo a greve. A categoria se comprometeu a repor os dias parados e a trabalhar para reduzir o estoque de perícias que não foram realizados durante a paralização. Aproximadamente mais de 1.090.000 pessoas estão no aguardo para atendimentos no INSS.
O anúncio do fim da greve foi feito após uma reunião na última sexta-feira (20) entre o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira e a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais. A categoria comemorou o acordo, que teve 18 itens da pauta de reivindicações atendidos.
Para reduzir a fila de exames e pericias que já estavam agendados, até 12 atendimentos diários deverão ser feitos por cada profissional. Os médico que ultrapassarem essa quantidade devem receber R$ 61,72 por perícia extraordinária. Os servidores terão oito meses para compensar os dias não trabalhados de modo presencial ou remoto.
Com informações da Agência Brasil.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.