Fronteira de MS ganha reforço de radares no combate a criminalidade

radar_fronteira

Apesar do Palácio do Planalto não confirmar, existe a expectativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visite o Mato Grosso do Sul pela segunda vez em menos de dois meses. O motivo desta vez é a inauguração, no próximo dia 30, do radar de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), em Ponta Porã. 

Um radar do mesmo tipo foi inaugurado pelo próprio Bolsonaro em agosto do ano passado, em Corumbá. Administrado pela Força Aérea Brasileira, o equipamento amplia a vigilância aérea brasileira e o combate ao tráfego aéreo ilícito, com foco na Região Centro-Oeste brasileiro. A estação vai facilitar o monitoramento de aeronaves voando em baixas altitudes na região de fronteira e ampliar a capacidade de identificação de voos não autorizados.

Com o sistema inaugurado em Ponta Porã, toda a faixa de fronteira estará sob vigilância constante pela primeira vez na história. “Nossa fronteira sudoeste é o símbolo da natureza indômita, onde estão localizados o bioma Pantanal, um extraordinário patrimônio hídrico, a terceira maior reserva de minério de ferro e a segunda de manganês do Brasil. Riquezas que despertam interesses e cobiças”, disse ao O Estado o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A estação a ser instalada em Ponta Porã é composta por radares primário e secundário. O primário faz parte de uma nova geração de radares de longo alcance com capacidade para detectar aeronaves cooperativas e não-cooperativas. O radar secundário obtém informações como identificação, altitude e velocidade de aeronaves. 

“Seu projeto representa a competência da engenharia brasileira e nos dá a certeza que a integração dos campos científico e tecnológico, o fomento e estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento são capazes de prover a nação brasileira a soberania imprescindível ao franco crescimento”, completou Moretti.

O valor do contrato ainda não foi revelado pela Força Aérea Brasileira. Também está prevista a inauguração de uma estação semelhante no município de Porto Murtinho, contudo, ainda não existe previsão de entrega.

(Rafael Ribeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *