Estudantes ajudam animais e pessoas em condição de rua

Estudantes

Em 2021, um grupo de alunos da Elite decidiu fabricar e vender biscoitos com o propósito de arrecadar fundos para a confecção de casinhas e comedouros para animais abandonados. Já outro grupo produziu e distribuiu alimentos para pessoas em situação de rua.

Ambos os projetos foram desenvolvidos na disciplina Democracia e Direitos Humanos e tiveram os resultados expostos no Circuito de Ideias do (Ecossistema de Aprendizado Inovador), iniciativa inédita no Elite Rede de Ensino.

Embasada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e nas diretrizes da educação brasileira, a rede de ensino criou o sistema para trabalhar competências como pensamento crítico, trabalho em grupo, capacidade de fazer suas próprias escolhas, de resolver problemas, de se comunicar, autoconfiança e adaptação a diferentes cenários.

O programa teve início em 2021 com matérias eletivas e obrigatórias como Democracia e Direitos Humanos, Como criar games, Educação financeira, Mulheres que mudaram o mundo, Desvendando fake news e Consertos de casa.

“Levando em consideração a importância do tema Democracia e Direitos Humanos, nós, como rede, decidimos tornar essa disciplina obrigatória para todos os alunos de 8º e 9º ano regular. Um dos nossos objetivos é desenvolver mentes cidadãs. O intuito foi justamente fazer com que os estudantes refletissem sobre as questões que estão mais próximas a eles e como poderiam solucioná-las. Com a apresentação dos projetos, conseguimos ver que o objetivo foi alcançado”, explica Amanda Mussauer, coordenadora do Eai no Elite.

Segundo Amanda, o Ecossistema de Aprendizado Inovador visa desenvolver vários aspectos da formação dos alunos com o objetivo de complementar o ensino tradicional. “Nós visamos a autonomia, o protagonismo e a capacidade de lidar com as suas próprias escolhas. Com as eletivas de inovação, conseguimos ampliar o leque de conhecimento, permitindo que eles escolham disciplinas com um currículo extremamente inovador e que foge dos padrões tradicionais. Alguns exemplos são A Investigação Criminal e a Ciência, Mágica ou Criação de Aplicativos. Nosso jovem consegue, desde cedo, experimentar assuntos diferentes e até mesmo vislumbrar o seu futuro profissional”.

A iniciativa também contempla as chamadas eletivas de aprofundamento. É a chance dos alunos irem além dos interesses acadêmicos individuais, aprofundando a matéria trabalhada em sala de aula. Introdução ao cálculo, Ciências Olímpicas e Os mitos e a sociedade antiga, Química Olímpica e Geografia Olímpica são algumas das matérias.

(Com informações da assessoria)

 

Confira mais notícias na versão impressa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *