O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem 2019, realizou diversas mudanças no exame educacional, que vão desde o processo de inscrições até o momento das provas. Segundo o órgão, a maioria das alterações tem como objetivo reduzir gastos, aumentar a segurança durante as provas e, com isso, evitar fraudes. E pensando em quem vai realizar essas provas, a UCDB, realizou ontem (24), um evento gratuito com professores.
As palestras abordaram temas de duas das áreas mais temidas: Redação e Matemática. O evento contou com atividades para estudantes do ensino médio, que puderam conhecer os cursos oferecidos pela instituição. Grande temor do Enem, a disciplina de exatas abriu a programação, no Pátio UCDB do campus Tamandaré, com o professor Vitor Israel, que é uma figura do YouTube e esteve pessoalmente dando dicas aos alunos sobre como se dar bem na prova.
De acordo com Vitor, a mudança de horário das provas foi algo benéfico, pois os alunos acabavam chegando em casa exaustos depois de uma tarde de prova e no outro dia ainda tinham que voltar para uma nova maratona. “Antigamente, a ideia era ser no sábado e domingo. Então, era uma maratona muito grande. O camarada chegava em casa sábado depois da prova a tempo de comer alguma coisa, dormir, acordar e já voltar para a outra prova. Quando a gente ganha uma semana é bom por conta desse espaço para descanso e até para o cara fazer uma nova preparação”, destacou o professor.
Após a palestra sobre matemática, os participantes inscritos no campus conheceram os diversos espaços da UCDB, divididos por área do conhecimento. “Queremos proporcionar aos estudantes um dia de vivência em uma universidade”, afirmou o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto.
Foram seis trilhas disponíveis: Agrárias e Medicina Veterinária; Biológicas e da Saúde; Comunicação e Design; Engenharias e Computação; Licenciaturas; e Sociais Aplicadas, todas no período da manhã. Já no período da tarde, os professores da UCDB Idiomas, escola de línguas da Católica, foram os responsáveis pela palestra sobre Inglês e Espanhol. A noite encerrou com aulas sobre Redação. As provas neste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. (Texto: Taynara Foglia)