Enem: reaplicação de provas ocorre nesta terça e quarta

O primeiro dia de reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre nesta terça (23) para candidatos que apresentaram sintomas da Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa, para os participantes que foram prejudicados por questões de logística e àqueles que tiveram as provas canceladas em razão do agravamento da pandemia.

A prova começa a ser aplicada às 13h30, mas a recomendação é para que os estudantes cheguem com antecedência para evitar aglomerações. Os portões abrem às 11h30, no horário de Brasília, e fecham às 13h.

Hoje, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para fazer as provas de redação, linguagens e ciências humanas. Amanhã (24), os participantes terão 5 horas para resolver questões de matemática e ciências da natureza.

Os participantes deverão levar um documento oficial com foto – não é permitida a apresentação de documento digital -, caneta preta de material transparente e máscara de proteção facial. Os resultados finais, tanto do Enem Digital quanto do Enem impresso e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março.

As notas do Enem poderão ser usadas para ingresso no ensino superior pelos programas do governo como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Enem PPL

Também serão aplicadas hoje as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

As provas do Enem PPL possuem o mesmo grau de dificuldade das provas do Enem regular, sendo compostas pelo mesmo número de questões, 45 itens de quatro áreas do conhecimento, além de ser preciso desenvolver uma redação. A aplicação acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas.

Os resultados do Enem PPL serão divulgados na mesma data da aplicação regular: 29 de março. As notas serão liberadas nesse dia apenas para quem concluiu o ensino médio. Para os demais, serão liberadas dois meses depois.

(Com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *